Lactalis avança ligeiramente em seus resultados em 2023

25-04-2024 15:19:05 Por: Assessoria de Imprensa Lactalis. Foto: Lactalis/Divulgação

Lactalis avança ligeiramente em seus resultados em 2023
Apesar de um cenário global complexo de inflação persistente e desaceleração econômica, a Lactalis alavancou o seu modelo de negócio robusto e marcas icônicas para manter sua trajetória de crescimento. No entanto, o ano de 2023 ficou marcado por uma mudança no comportamento de compra dos consumidores, refletida em queda nos volumes de vendas e demanda específica por marcas próprias – em detrimento das marcas nacionais (especialmente na Europa).

No entanto, os produtos Lactalis resistiram bem graças à sua qualidade e preços acessíveis. Os consumidores mostraram sua preferência pelas marcas do Grupo como Président, Galbani, Parmalat, Itambé, Lactel e Icim (entre outras). Além disso, a conclusão da integração das atividades da Kraft Natural Cheese, aliada à inflação, teve um impacto positivo na rentabilidade do Grupo.

O volume de negócios da Lactalis 2023 aumentou 4,3% em relação ao ano anterior, para 29,5 bilhões de euros. O resultado atual foi de 1,351 bilhão de euros e o lucro líquido consolidado, de 428 milhões de euros (1,45% do volume de negócios). Este ligeiro aumento em comparação com 2022 (1,36% do volume de negócios em 2022) foi impulsionado pelo crescimento orgânico e pelo fortalecimento contínuo da Lactalis na América do Norte. A dívida do Grupo continua a diminuir e situa-se em 5,985 bilhões de euros.

O compromisso e a experiência da Lactalis permitiram ao Grupo manter a sua posição como uma das 10 maiores empresas da indústria alimentar do mundo. A França continua sendo o principal mercado, seguida por Estados Unidos, Canadá, Itália e Brasil. A Lactalis segue consolidando sua expansão no continente americano com aquisições estratégicas concluídas em 2023, como Marie Morin Canadá e DPA (Dairy Partners of America) no Brasil.

Ao anunciar o seu propósito e razão de agir em 2023, a Lactalis também divulgou a sua visão e apresentou claramente o que pretende no futuro: “nutrir um futuro responsável, comprometendo-se a fornecer os melhores produtos lácteos possíveis, a apoiar o crescimento de cada um, em parceria com os territórios locais.” A Lactalis emprega hoje mais de 85,5 mil funcionários, trabalhadores de laticínios e queijeiros em 51 países e continua a fortalecer o seu impacto econômico e social positivo em todas as regiões onde opera.

Em 2023, a Lactalis continuou a inovar e redobrou os seus esforços para enfrentar os desafios do processamento de laticínios, investindo mais de 920 milhões de euros para desenvolver novos produtos, modernizar as suas fábricas de laticínios e queijarias e reduzir o seu impacto ambiental. Em particular, o Grupo concluiu a modernização total da sua fábrica de Camembert Président em Domfront, na Normandia, e intensificou os seus investimentos no Canadá e nos Estados Unidos. A expansão também ocorreu com os produtos lácteos na Europa, onde a Lactalis continua a investir em países como Bélgica, Itália, Grécia e Romênia. Também registra-se crescimento externo no setor dos queijos de qualidade com a aquisição da empresa italiana Ambrosi.

Na pauta ambiental, a Lactalis acelerou o seu planejamento para atingir as metas estabelecidas para a redução do seu impacto, dando prioridade ao combate às alterações climáticas. Em 2023, o Grupo investiu mais de 150 milhões de euros na descarbonização das suas instalações industriais e alcançou uma redução de 15,6% em todas as suas emissões de âmbito 1 e 2 em termos absolutos face a 2019 (com uma meta de -25% até 2025). A Lactalis também continuou o seu compromisso com uma economia mais circular: 83,8% das suas embalagens são concebidas para serem recicláveis (atingiremos 100% em 2025).

"Em 2023, um ano marcado pela inflação, pelo seu impacto no poder de compra e pelos preços mundiais desfavoráveis, a rentabilidade do Grupo permaneceu fraca. As equipes da Lactalis permaneceram, no entanto, focadas em alcançar um crescimento rentável e responsável neste ambiente difícil. O Grupo intensificou os seus esforços para desenvolver a sua oferta de produtos lácteos, inovando em mercados dinâmicos e continuando a oferecer aos consumidores produtos de alta qualidade a preços acessíveis. Fiéis ao nosso propósito, olhamos resolutamente para o futuro, movidos pela nossa paixão coletiva pelos produtos lácteos e pelo compromisso de passar nosso know-how aos demais agentes do setor", afirma Emmanuel Besnier, presidente da Lactalis.

Sobre Lactalis - Líder mundial em laticínios, a Lactalis é uma empresa familiar francesa fundada em Laval em 1933 com uma única missão: nutrir um futuro responsável, comprometendo-se a fornecer os melhores produtos lácteos possíveis, para apoiar o crescimento de todos e de cada um, em parceria com os territórios locais. Presentes em 51 países e em 270 queijarias e laticínios em todo o mundo, seus 85.500 funcionários agregam valor ao leite em todas as suas formas: queijos, leite, iogurte, manteiga e creme, ingredientes lácteos e nutrição. No centro da vida cotidiana de milhões de famílias, o Grupo Lactalis oferece produtos sob marcas icônicas como Président, Galbani, Parmalat e Leerdammer e, como líder mundial em DOP, está empenhado compartilhar seu know-how com o setor de laticínios.