Home » Cadeia do Leite » Produtores de leite se encontram em SJDR

Produtores de leite se encontram em SJDR

11/09/2017 10:02:16 - Por: Gazeta de São João Del Rei

17 ° Encontro Regional de Produtores de Leite do Campo das Vertentes, que acontece na quarta, 13, no Campo Experimental Risoleta Neves – Epamig.

Responsive image
Os produtores rurais de toda a região poderão se aperfeiçoar e trocar conhecimentos no 17 ° Encontro Regional de Produtores de Leite do Campo das Vertentes, que acontece na próxima quarta, 13, no Campo Experimental Risoleta Neves – Epamig.

O espaço fica na Avenida Visconde do Rio Preto, sem número, no Campus Tancredo Neves da Universidade Federal de São João del-Rei. Com programação totalmente gratuita que incluí demonstrações e palestras, o foco desta edição é Nutrição Animal com a meta de reunir mais de 600 produtores de 30 municípios da região.

O evento visa trazer tecnologias acessíveis, viáveis e palpáveis para a bacia leiteira das Vertentes com respaldo de profissionais renomados do meio.

Segundo Antônio Fernando Bastos Nunes, gerente da Epamig em São João del-Rei, “a edição 2017 será voltada para a nutrição animal, que implica também na produção leiteira dos bovinos. Serão explicadas e discutidas as melhores estratégias de plantio e formas de produção” diz.

Programação

Às 8h30 acontece a abertura seguida, às 9h30, pela palestra Silagem do sorgo e silagem de milho: produção de silagem de alta qualidade por Riber-KWS. Às 10h45 o tema será Comida de vaca é pasto, ministrado por Leovegido Lopes de Matos.

A pausa para almoço está marcada para 12h30, com visita às estações que trabalham com demonstrações e práticas a partir das 14h.

Na estação 1 acontece a apresentação Sorgo Forrageiro: produção e utilização de silagem de alta qualidade, por José Avelino Santos Rodrigues, da Embapa, Milho e Sorgo. Na estação 2, Paulino José Melo Andrade, da Embrapa Gado de Leite; e Odair José Gerônimo, da Emater – MG, fazem a demonstração Capim Elefante BRS Capiaçu para silagem e Capim Elefante Anão BRS Kurumi para pastejo. Já a proposta Suplemento Mineral, por Fernando de Paula Lionel, da UFSJ, será abordada na 3° estação do dia. Em seguida será discutido sobre Planejamento retacionado com cerca elétrica, por Cienderson Corradi de Mattos para a Epamig; e Alyson Ferreira, da Emater–MG. A última estação traz Alimentação e reprodução: vacas leiteiras, com fala de Marcos Brandão, da Epamig. O encerramento acontece às 16h30.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas previamente pelo site www.epamig.br/epl, que levará a uma ficha de simples cadastro; ou no próprio local do evento.

O Encontro 

A iniciativa, que acontece de 2 em 2 anos, visa propagar conhecimentos aos produtores do Campo das Vertentes sobre tecnologias que podem melhorar seus métodos de produção tanto em maquinário quanto em manejo, gestão e alimentação.

Nunes complementa que o encontro é de grande retorno para os produtores regionais. “Ali eles têm contato com algo que pertence à sua realidade e que pode ser efetivo em suas atividades. Os fazendeiros têm adotado o que têm aprendido e, certamente, a produção tem melhorado”, comenta.