Home » Cadeia do Leite » Conheça os benefícios do queijo para a saúde

Conheça os benefícios do queijo para a saúde

09/10/2017 10:21:50 - Por: Odiário.com

Tanto como um alimento básico, como uma comida gourmet.

Responsive image
Derivado do leite o queijo, é produzido numa variedade de formas, texturas e sabores e tem sido uma parte importante da dieta ao longo da história. Tanto como um alimento básico, como uma comida gourmet.

Altamente nutritivo e muito rico em várias vitaminas e minerais. Com uma consistência que pode variar de duro à macio, dependendo do tipo.

Sua cor pode variar entre amarelo, branco e verde. São inúmeros tipos como: queijo camembert,ricota, queijo ricota, queijo cottage entre outros inúmeros tipos.

Mas apesar de ser um alimento gourmet, o queijo é essencial dentro de uma alimentação balanceada. Neste conteúdo nós vamos te contar todos os benefícios desse alimento saudável e muito delicioso.

Propriedades do queijo

Gorduras: a gordura do queijo é altamente complexa, contendo centenas de ácidos gordos. Rico em gordura saturada (70%), mas também oferece uma boa quantidade de gordura monoinsaturada.

O teor de gordura do queijo é altamente variável, dependendo do tipo de queijo. Ela pode variar de 1% em queijo cottage à 34 % em queijos cremosos.

Proteínas: excelente fonte de proteína. As proteínas do queijo pertence a família de proteínas do leite chamada caseína sendo elas de excelente qualidade, ricas em aminoácidos essenciais e altamente digerível.

A caseína é a maior família de proteínas do leite, reduzem a pressão sanguínea e aumenta a absorção de minerais a partir do trato digestivo.

Vitaminas e Minerais : o queijo é considerado uma fonte concentrada de vitaminas e minerais.

Cálcio: uma das mais ricas fontes alimentares de cálcio, que desempenha um papel essencial na saúde óssea.

Fósforo: um mineral essencial e presente especialmente em alimentos processados.

Vitamina B12: Também chamado de cobalamina, a vitamina B12 é importante para a função do sistema nervoso.

Vitamina A: Uma das vitaminas mais abundantes na gordura do leite.

Vitamina K2: o queijo é muitas vezes uma excelente fonte de vitamina K2, também chamado de menaquinona. A ingestão adequada de K2 é importante na manutenção óssea e saúde do coração.

Selênio: fonte de selênio, um mineral dietético com várias funções importantes no corpo.

Zinco: um elemento vestigial essencial que serve uma diversidade de funções.

Os benefícios do queijo para saúde

O queijo quando consumido de maneira moderada traz inúmeros benefícios para nossa saúde. Quer saber como ele atua? Confere com a gente.

Combate a osteoporose

Considerada uma doença degenerativa a osteoporose é caracterizada pela redução da densidade óssea e aumento do risco de fraturas. O consumo de produtos lácteos, como queijo, é uma maneira ecaz contra a osteoporose, especialmente entre as mulheres com idades mais avançadas.

Protege o coração

Você sabia que doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte na sociedade moderna? O consumo regular de produtos lácteos traz benefícios para a saúde do coração reduzindo o risco de hipertensão.

O que ajuda a proteger o coração é a combinação única de elementos como o cálcio, potássio e magnésio nos produtos do leite. Além disso, os peptídeos formados na digestão da caseína, a principal família de proteínas do queijo.

Gostou de saber um pouco mais sobre as propriedades do queijo, e como ele faz bem para nossa saúde? Não deixe de acessar seu supermercado online e ter tudo que você precisa para uma alimentação saudável.