Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/guialat/public_html/index.php:3) in /home/guialat/public_html/conecta.php on line 2

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/guialat/public_html/index.php:3) in /home/guialat/public_html/conecta.php on line 2
GuiaLat - A central dos fornecedores de laticínios 

Home » Cadeia do Leite » ES: Fazenda de recria de gado ajuda pecuaristas que trabalham com produção de leite

ES: Fazenda de recria de gado ajuda pecuaristas que trabalham com produção de leite

21/11/2017 10:57:29 - Por: G1

A Fazenda Experimental Veneza (Faev) foi criada há três anos em Nova Venécia e funciona em um sistema de troca.

Responsive image
Uma cooperativa de leite de Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo, criou há três anos uma fazenda de recria de gado que está ajudando a aumentar a produção de leite dos cooperados na região. É a Fazenda Experimental Veneza (Faev), onde os animais chegam ainda filhotes e saem novilhas prenhas.

A fazenda tem o objetivo de ajudar os pecuaristas capixabas que trabalham com a produção de leite. Ela funciona em um sistema de troca, que é realizado da seguinte forma:

1.O pecuarista leva para a fazenda bezerras com mais de 90 dias e pega a novilha já prenha;
2.As bezerras ficam na fazenda, em média, durante um ano e meio, até atingirem a reprodução;
3.Já as novilhas são inseminadas com material genético de alta qualidade;
4.Quando prenhas, elas ficam à disposição dos pecuaristas que fazem parte da cooperativa.

Após a apartação, a bezerra leva um prazo de até dois anos para começar a produzir. Neste período, o pecuarista só tem despesa com elas na propriedade.

Dessa forma, quando ele manda a bezerra para a fazenda e leva uma novilha já prenha, ele passa a investir somente na produção de leite. Os gastos com a recria ficam com a Faev.

"O produtor quando pensa nos custos da propriedade está mais centrado na parte da recria. E isso fica por conta da Faev", disse o vice-presidente da cooperativa, Erik Zotelle.
Isso garante produção de leite contínua para o pecuarista. O produtor rural Evaldo Tavares, por exemplo, é cooperado e já fez algumas trocas. Ele deixou bezerras e levou novilhas em produção para a sua propriedade.

"Garanti produção de 480 litros de leite por dia, ou seja, cerca de 20% a mais que tivesse que fazer a recria por conta própria. Gera mais receita, já que esses animais mais jovens estavam só dando custo", ressaltou o produtor.