Home » Cadeia do Leite » Custo de produção do leite tem quarta alta consecutiva

Custo de produção do leite tem quarta alta consecutiva

21/11/2017 11:07:13 - Por: Assessoria de imprensa Embrapa

Mão de obra não variou e o grupo Qualidade do leite foi o único a apresentar deflação, -2,85%.

Responsive image
O custo de produção de leite em outubro registrou aumento de 1,49% no preço dos insumos, em relação a preços praticados no varejo no mês anterior, de acordo com o Índice de Custos de Produção de Leite – ICPLeite/Embrapa1 , calculado pela Embrapa Gado de Leite. 

No mês em questão, o aumento de preços verificado no grupo Energia e combustível foi o maior dentre os grupos que compõem o índice, 3,27%. Em seguida, os grupos Reprodução, Produção e compra de volumosos, Concentrado, Sal mineral e Sanidade, apresentaram variações respectivamente de 3,00%, 2,49%, 1,86%, 1,17% e 0,09%. Mão de obra não variou e o grupo Qualidade do leite foi o único a apresentar deflação, -2,85%. Pelo peso que possuem dentro da ponderação, os grupos relacionados à alimentação do rebanho foram os principais responsáveis pela variação do índice. A variação do índice por grupo encontra-se na Tabela 1.


No acumulado do ano, o ICPLeite/Embrapa registra redução de custos de -5,79%. O único grupo que apresenta deflação é o grupo Concentrado, -18,99%. Os demais apresentam variação positiva, destacando-se o grupo Sanidade, que variou 7,23% em relação a dezembro passado. Os dados encontram-se na Tabela 2.


O índice acumulado de doze meses também continua negativo, -6,69%. Novamente, o grupo Concentrado é o principal responsável pela queda verificada, apresentando deflação de -23,15%, no período. Sal mineral também continua negativo, -1,08%. Os demais grupos apresentam variações positivas. Os dados encontram-se na Tabela 3.