Home » Cadeia do Leite » Missão técnica na Argentina foca manejo de efluentes na produção animal

Missão técnica na Argentina foca manejo de efluentes na produção animal

24/11/2017 09:51:02 - Por: Embrapa Pecuária Sudeste.

O grupo participou de um congresso de produção animal, capacitação e visitas técnicas em fazendas de produção de leite que utilizam o efluente gerado como fertilizante para adubação.

Responsive image
Entre os dias 06 e 15 de novembro, um grupo de pesquisadores da Rede ManureSouth realizou uma missão na Argentina com foco em manejo de resíduos e efluentes na produção animal. O grupo participou de um congresso de produção animal, capacitação e visitas técnicas em fazendas de produção de leite que utilizam o efluente gerado como fertilizante para adubação.

O pesquisador Julio Palhares fez parte da missão. “Foi uma ótima oportunidade para trocar experiências entre os países e mostrar o que o Brasil está fazendo na área de manejo ambiental”, destacou Palhares.

No último dia da missão, a Rede teve uma reunião com pesquisadores e extensionistas. Cada país apresentou sua realidade. De acordo com Palhares, há muitas situações comuns entre os países como a falta de mão de obra capacitada, a dificuldade dos produtores em entender e aplicar as legislações ambientais e a reduzida utilização de tecnologias de tratamento de efluentes.

A Rede

A Rede ManureSouth, criada em 2010, faz pesquisas em manejo de resíduos e efluentes da produção de leite e desenvolve ações de transferência de tecnologia. Atualmente é composta por pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste, Universidade de Buenos Aires, Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina, Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária do Uruguai e Instituto Nacional de Investigação Agropecuária do Chile.

A próxima missão será no Chile em dezembro.