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07 Lições que aprendi numa simples pastelaria

16/03/2017 14:46:31 - Por: Osvaldo Martins de Barros Filho

Quando a experiência vivenciada é prazerosa, o cliente tem satisfação de pagar!

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Na segunda segunda-feira deste mês levamos nosso filho no pediatra em uma cidade aqui perto. Chegamos perto da hora do almoço. A consulta seria após as 13:00hs. Demos um giro no Centro e não encontramos nenhum restaurante bacana pra almoçar.

Erros primários: ambientes ou muito escuros ou muito sujos, toalhas ou muito velhas ou muito empoeiradas. Perambulando pelas ruas apertadas de paralelepípedos encontramos uma pastelaria bonitinha e em seguida uma vaga pra estacionar: BINGO! Juntou a fome com a vontade de comer.

Uma senhora sorridente nos atendeu, disse que o pastel era frito na hora (massa caseira daquelas que você ouve o barulho do cilindro) e que também servia refeição. Pedimos 3 pastéis de queijo (não tem jeito, mineiro ama pastel de queijo). Rapidinho ela fritou o trio e já veio nos servir. Antes pedimos algo para beber, ela disparou: O que vocês querem tomar? Tenho Água sem gás, Água com gás, Coca, Coca Zero, Pepsi, Fanta Laranja, Fanta Uva, Sprite, Schweppes, Guaraná Antarctica e Guaraná Mantiqueira – que é um refri delicioso aqui da região.

Quando olhei os pastéis foi inevitável: Frita mais um de queijo, por favor! O pastel tinha um tamanho médio, era douradinho, só de olhar dava pra ver que a massa era boa, não estava oleosa nem encharcada. Dei nota 10 sem ainda sequer ter abocanhado.

E não parou por aí. Enquanto ela fritava o quarto pastel ela puxou conversa perguntando de qual cidade nós éramos. Com dois dedos de prosa descobrimos que éramos parentes: ela, a Dona Nair, era prima da cunhada da minha avó paterna! Ou seja, era da família. Pagamos com gosto, deixamos a pastelaria e fomos saciados para o pediatra.

Aprendi 07 lições com a Dona Nair naquela pastelaria:

1ª Lição: ambientes desagradáveis afastam clientes, ambientes agradáveis geram vendas. Ambientes amigáveis e ainda com facilidades (por ex. vaga de estacionamento gratuita) ou benefícios geram ainda mais vendas.

2ª Lição: cordialidade no atendimento demonstra vontade de vender. Abrir um sorriso e demonstrar a alegria que sente em poder vender ou oferecer sua contribuição é fantástico!

3ª Lição: agilidade e praticidade surpreende e encanta o cliente que tem necessidade ou urgência daquele bem/serviço.

4ª Lição: diversidade no estoque é sinônimo de que você está disposto e esforçando para não desapontar o cliente na hora da escolha e da decisão.

5ª Lição: a qualidade do produto é marcante, sempre vai impressionar o cliente.

6ª Lição: o engajamento possibilita uma série de descobertas que podem te aproximar (ou distanciar) do coração do cliente.

7ª Lição: quando a experiência vivenciada é prazerosa, o cliente tem satisfação de pagar!




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