Home » Cadeia do Leite » RS: dia de campo na área leiteira acontecerá em Vila Oliva, diz Emater

RS: dia de campo na área leiteira acontecerá em Vila Oliva, diz Emater

06/12/2017 11:11:31 - Por: Emater/RS.

O evento inicia a partir das 9h e terá quatro estações, que serão conduzidas por profissionais da Emater/RS-Ascar, UCS, Senar e Inspetoria Veterinária.

Responsive image
A propriedade rural de Marcelo e Marta Camêlo e família, no distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul, irá sediar um Dia de Campo sobre Bovinos de Leite, amanhã (07). A propriedade da família tem como atividade principal a produção leiteira, além do cultivo de uva e de uma agroindústria de queijo, e faz parte do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).

O objetivo do dia de campo é demonstrar aos produtores de leite tecnologias de produção, visando o aumento da produção e produtividade, a diminuição da penosidade do trabalho e a gestão da propriedade rural, tendo como consequência o incremento da renda e o bem-estar das famílias.

O evento inicia a partir das 9h e terá quatro estações, que serão conduzidas por profissionais da Emater/RS-Ascar, UCS, Senar e Inspetoria Veterinária. O tema da qualidade do leite será tratado pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Carlos Reginato, que vai explicar os cuidados simples para que o produtor tenha animais sadios e um produto de qualidade, evitando perdas na produção, que incluem desde medidas de higiene e limpeza até o melhoramento genético dos animais.

Já a irrigação das pastagens será abordada pela engenheira florestal da Emater/RS-Ascar, Adelaide Ramos, que falará sobre a importância da irrigação e as políticas públicas disponíveis, juntamente com acadêmicas do curso de Agronomia da UCS, que irão apresentar um experimento que comparou uma área com irrigação e outra sem e os resultados em termos de produtividade das forrageiras e leiteira.

Os outros dois assuntos, criação correta da terneira e novilha e sanidade do rebanho leiteiro, serão abordados pelo Senar e Inspetoria Veterinária, respectivamente. A abertura oficial acontece às 12h30, seguida de almoço campeiro. No local, haverá também exposição de máquinas, equipamentos e insumos para a atividade leiteira.

A promoção é da Emater/RS-Ascar, Agrimar, Prefeitura, UCS, Juntos para Competir (Sebrae/Senac/Farsul), Divisão de Defesa Sanitária e Sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais, com patrocínio de diversas empresas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 54 3201-1208, do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul. O dia de campo deverá reunir em torno de 300 pessoas de Caxias do Sul e municípios vizinhos.

Mais atividades na região

Também no dia 07 de dezembro, o escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Veranópolis irá promover um dia de campo sobre plantas medicinais, com início às 14h, no Horto da Fepagro.

Na programação, extensionistas da Emater/RS-Ascar da região irão explicar sobre as plantas medicinais e condimentares e seus benefícios, jardinagem e cultivo de orquídeas, plantas comestíveis e práticas sustentáveis de produção para agricultura doméstica.