Home » Cadeia do Leite » Índice de preços cai 0,5% em novembro ante outubro

Índice de preços cai 0,5% em novembro ante outubro

07/12/2017 09:27:47 - Por: Valor Econômico

O índice para lácteos caiu 4,9% em novembro, para 204,2 pontos, marcando o segundo mês consecutivo de redução.

Responsive image
O índice de preços dos alimentos medido pelo braço das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) caiu 0,5% em novembro, na comparação com outubro, para 175,8 pontos. Um aumento acentuado nas cotações de açúcar e dos óleos vegetais foi em grande parte compensado por uma queda nos valores dos lácteos, enquanto os preços internacionais de cereais e produtos à base de carne permaneceram relativamente estáveis.

Na comparação com novembro de 2016, o indicador teve variação positiva de 2,3% ou 4 pontos.

Conforme a FAO, os preços do açúcar subiram 4,5% no mês, para 212,7 pontos, suportados principalmente pela queda nas exportações do Brasil, o maior produtor mundial, e também devido a preocupações com o aumento do petróleo, que incentiva as usinas de cana a moerem mais matéria-prima para produção de etanol em detrimento do açúcar.

O indicador para óleos vegetais ficou em 172,2 pontos em novembro, com alta de 1,2%. Esta foi a maior variação do grupo em nove meses. "As cotações de óleo de soja aumentaram, uma vez que as incertezas climáticas continuaram a afetar as culturas na América do Sul e também porque o estoque de petróleo nos EUA ficou abaixo da média histórica", diz o texto da FAO. A organização também indica elevação nos valores internacionais da colza e girassol.

O índice para lácteos caiu 4,9% em novembro, para 204,2 pontos, marcando o segundo mês consecutivo de redução. "As cotações de preços internacionais para manteiga, queijo e leite em pó caíram, uma vez que o aumento da produção de leite em todos os principais países produtores contribuiu para reduzir as preocupações com a disponibilidade de produtos", diz a FAO.

O índice para carnes ficou em 173,2 pontos em novembro, estável, e o de cereais subiu apenas 0,2%, para 153,1 pontos.