Home » Cadeia do Leite » Raça Girolando desperta interesse de central de inseminação do Paquistão

Raça Girolando desperta interesse de central de inseminação do Paquistão

15/12/2017 10:39:26 - Por: Assessoria de Imprensa Girolando

Este é o terceiro grupo estrangeiro que a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando recebe neste mês de dezembro.

Responsive image
Depois das Filipinas e de Cuba, mais um país demonstrou interesse em importar genética da raça Girolando. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, recebeu ontem (13/12), na sede da entidade, em Uberaba/MG, uma comitiva de empresários do Paquistão para conhecer a raça e o trabalho desenvolvido pela entidade na área de registro e melhoramento genético. Pela primeira vez no Brasil, Muhammad Farooq Loced, presidente da central de inseminação artificial paquistanesa Al-Haiwan Sires, e Muhammad Omer Farooq, diretor de Marketing, querem investir na raça por considerá-la altamente produtiva e adaptada ao clima do país. “A pecuária leiteira do Paquistão tem como base uma raça nativa, que produz, em média, 10 litros/dia, além do Holandês. Como a região tem altas temperaturas, precisamos de uma raça rústica e altamente produtiva, como a Girolando, para melhorar a produtividade do rebanho nacional.”, esclarece Loced.

A expertise da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando na promoção do melhoramento genético da raça é que levou os paquistaneses a visitar o Brasil. Além da sede da entidade, eles estão visitando fazendas selecionadoras da raça na região do Triângulo Mineiro e farão um treinamento sobre FIV (Fecundação in Vitro), que será ministrado na empresa Novagen Genética. A central Al-Haiwan Sires produz 2,5 milhões de doses de sêmen por ano no Paquistão. 


O trabalho da entidade foi apresentado pelo superintendente Técnico Leandro Paiva. Este é o terceiro grupo estrangeiro que a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando recebe neste mês de dezembro. Comitivas das Filipinas e de Cuba visitaram a sede da Girolando na semana passada. Enquanto os filipinos querem importar animais Girolando e fundar uma associação da raça, os cubanos têm interesse em firmar parcerias na área de melhoramento genético. 

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando conta ainda com o projeto Brazilian Girolando, voltado para o mercado externo, cujo objetivo é divulgar a raça e empresas do setor pecuário em eventos internacionais. A próxima exposição que terá participação do Brazilian Girolando será a Feira Nacional de David, no Panamá, agendada para o período de 16 a 26 de março de 2018.