Home » Cadeia do Leite » França investiga Lactalis após escândalo do leite contaminado com salmonela

França investiga Lactalis após escândalo do leite contaminado com salmonela

27/12/2017 09:23:25 - Por: Rádio França Internacional

Mais de 15.000 toneladas do produto foram retiradas do mercado em dezembro.

Responsive image
Promotores franceses abriram um inquérito nesta terça-feira (26) para investigar a contaminação do leite infantil da empresa Lactalis por salmonela. 

Mais de 15.000 toneladas do produto foram retiradas do mercado em dezembro após relatos de que 35 crianças foram contaminadas por salmonela desde agosto na França, o que provocou preocupações de que houvesse uma epidemia no país. Dessas 35, 16 crianças foram hospitalizadas e 31 consumiram o leite em pó da companhia.

Todos os produtos infantis produzidos e embalados na fábrica da Lactalis de Craon, no oeste da França, desde do dia 15 de fevereiro foram retirados do mercado. Segundo a companhia, a contaminação ocorreu após obras realizadas na fábrica durante o primeiro semestre de 2017. Autoridades afirmam que a usina, comprada em 2006 pela Lactalis, já havia sofrido uma contaminação por salmonela em 2005. 

O inquérito aberto nesta terça-feira (26) vai investigar acusações de que a empresa, que é líder mundial dos produtos lácteos, causou lesões involuntárias e colocou vidas em risco. A companhia também será investigada por possível fraude e falha em retirar os produtos afetados do mercado. O objetivo é descobrir como a fábrica foi contaminada e qual a responsabilidade da empresa. 

A salmonela pode provocar intoxicação alimentar e causar problemas que vão desde uma gastroenterite leve até infecções mais graves. A doença é potencialmente perigosa para crianças e idosos, que têm o sistema imunológico frágil.