Home » Cadeia do Leite » Seca preocupa produtores rurais da Ilha do Norte na Nova Zelândia

Seca preocupa produtores rurais da Ilha do Norte na Nova Zelândia

29/12/2017 08:31:08 - Por: Portal neozelandês Stuff, traduzidas pela Equipe MilkPoint

A consequência foi uma redução de 26% na ordenha de suas 420 vacas criadas a pasto.

Responsive image
A seca em Taranaki, Wellington e Manawat?-Whanganui, na Nova Zelândia, tem preocupado os produtores rurais. A propriedade de James Lawn, de 164 ha, já dá indícios do problema, com a presença de manchas irregulares na fazenda. “Estou com problemas por aqui. Dois meses atrás estávamos ansiosos pelo sol e agora, estamos fartos de ‘vitamina D’ e sem chuvas”.

No caso de James, a consequência foi uma redução de 26% na ordenha de suas 420 vacas criadas a pasto. Isso significa uma forte queda na produção e renda oriunda da produção de leite, não só na fazenda dele, mas também, em inúmeras outras. 

Em cima disso, no último sábado (23) o governo declarou uma ajuda de NZ$ 160 mil (aproximadamente US$ 114 mil) em fundos a fim de apoiar a produção rural do país e as comunidades dependentes da mesma.

O Ministro da Agricultura e das Comunidades Rurais, Damien O’Connor, visitou os fazendeiros afetados em Taranaki e inclusive, fez uma parada na propriedade de Lawn. “A ajuda de custo vira em boa hora. A quantia não é enorme, mas, é o início de um longo caminho”, completou.