Home » Cadeia do Leite » Após baixas, preço do leite se firma no país

Após baixas, preço do leite se firma no país

29/12/2017 09:08:12 - Por: Valor Econômico

Levantamento do Cepea mostra que, na média nacional, valor de dezembro é 18% superior ao do mesmo mês de 2016

Responsive image
Depois de recuarem no país de julho a outubro, os preços recebidos pelos produtores de leite do país mantiveram em dezembro a estabilidade observada em novembro. Assim, como aponta levantamento divulgado ontem pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), o mercado vira o ano bem mais atraente do que no fim de 2016 para os pecuaristas.

Segundo o Cepea, o preço líquido do leite entregue em novembro e pago neste mês alcançou R$ 1,0006 por litro na "média Brasil", que considera Bahia, Goiás, Minas, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 18% mais que há um ano. Ainda assim, a média anual de 2017 ficou em R$ 1,1721 o litro, 8% menos que no ano anterior.

inda que a média nacional tenha se mantido estável, houve variações importantes nos valores pagos neste mês. Nos Estados do Sul, por exemplo, houve valorizações, mas na região Sudeste, como as chuvas beneficiaram a oferta, as cotações recuaram. Para o mês de janeiro, 65% dos colaboradores consultados pelo Cepea em seu levantamento afirmaram que não acreditam em grandes variações de preços.