Home » Cadeia do Leite » CNA pede ação da ANVISA por irregularidades em campanha publicitária de produto à base de coco

CNA pede ação da ANVISA por irregularidades em campanha publicitária de produto à base de coco

18/01/2018 09:48:30 - Por: CNA

O leite, por definição legal, deve ser oriundo de animais, não podendo, dessa forma, um produto de origem vegetal ser classificado como leite.

Responsive image
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou um oficio solicitando a adoção de providências imediatas quanto à nova bebida vegetal agenciada pela AMBEV, lançada pela marca Do Bem e feita à base de leite de coco.

“Adotado em seu rótulo e em seus anúncios publicitários um slogan que remete à concepção de um leite obtido sem a necessidade de vacas para sua produção (‘atualize seu leite e dê férias para as vacas’), a AMBEV transmite ao consumidor a falsa (e temerária) mensagem do que referido produto é um substitutivo do leite, o que não condiz com a realidade”, diz o ofício.

O ofício afirma, ainda, que o leite, por definição legal, deve ser oriundo de animais, não podendo, dessa forma, um produto de origem vegetal ser classificado como “leite”.

A CNA afirma que o consumidor está sendo induzido a um erro, já que o rótulo do produto, principal fonte de informação do consumidor, “transmite a ideia de substituição ao leite, mesmo sabendo que se trata de uma bebida vegetal com características nutricionais muito diferentes do produto de origem animal.”

Dessa forma, a CNA afirma que o rótulo e a publicidade do produto contrariam o Código de Defesa do Consumidor, pedindo, assim, a intervenção da ANVISA, solicitando a exclusão do slogan e de toda publicidade e propaganda do produto até que a questão seja resolvida.