Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/guialat/public_html/index.php:3) in /home/guialat/public_html/conecta.php on line 2

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/guialat/public_html/index.php:3) in /home/guialat/public_html/conecta.php on line 2
GuiaLat - A central dos fornecedores de laticínios 

Home » Cadeia do Leite » Multinacionais reforçam concorrência em leites especiais

Multinacionais reforçam concorrência em leites especiais

28/03/2018 09:14:22 - Por: Valor Econômico

O mercado de leite com mais proteínas passou de um para três competidores.

Responsive image

A concorrência no mercado de leites especiais, que reúne produtos zero lactose ou com maior teor de proteínas, cresceu recentemente. Vivian Leite, diretora de marketing da Tetra Pak, disse que a categoria zero lactose triplicou de tamanho em volume de vendas entre 2015 e 2017. E passou de um concorrente para 20. O mercado de leite com mais proteínas passou de um (Verde Campo, da Coca-Cola) para três competidores (Itambé e Nestlé, com Molico), entre 2016 e 2017. "E a tendência é de expansão", disse Vivian.

A Nestlé, que já competia em leites especiais com as marcas Ninho, Nescau, Molico e Nestlé, lançou neste ano um creme de leite zero lactose. E desenvolve leites orgânicos, segundo Fabiana Fairbanks, diretora da unidade de bebidas da Nestlé. Em 2017, a companhia ampliou a oferta de produtos zero lactose e com mais proteínas. "Essas categorias têm um crescimento maior do que as linhas regulares", afirmou Fabiana.

Pedro Massa, diretor de novos negócios da Coca-Cola Brasil, disse que, neste ano, vai ampliar para todo o Brasil e a América Latina a distribuição de produtos lançados em 2017. As linhas criadas pela Verde Campo, controlada pela Coca-Cola, incluem o shake Natural Whey (com proteína de soro de leite), um leite longa vida com a marca LacFree e uma linha de achocolatados com a marca Minilac.

De acordo a Euromonitor International, as vendas de leite zero lactose cresceram 14,5% em volume em 2017, para 101,2 milhões de litros. Para o período de 2017 a 2022, a consultoria prevê um crescimento médio anual de 5,5%. As vendas do leite enriquecido cresceram 1,9% em volume em 2017, para 50,6 milhões. Até 2022, a previsão é que cresça, em média, 2,4% ao ano.