Home » Cadeia do Leite » Preço do leite ao produtor volta a subir em março

Preço do leite ao produtor volta a subir em março

02/04/2018 08:45:03 - Por: Valor Econômico. Foto: Pixabay

Segundo a Scot consultoria, produção está em queda desde dezembro e recentes altas de lácteos no atacado oferecem sustentação.

Responsive image
A redução da produção de leite voltou a motivar a alta de preços recebidos pelos produtores do país em março, pelo segundo mês seguido. É o que aponta levantamento da Scot Consultoria. Os valores do leite no mercado físico (spot) monitorados pela consultoria estão entre R$ 1,30 o litro a R$ 1,60 por litro.

Em nota, Rafael Ribeiro, analista da Scot, ressalta que a produção de leite está em queda desde dezembro, e que as recentes altas de preços dos lácteos no atacado oferecendo sustentação aos preços do leite ao produtor.

Ele avalia que a demanda também está reagindo, ainda que em ritmo lento, e que a valorização no atacado já começa a ser repassada com mais força para o varejo.

No entanto, Ribeiro alerta que, se o consumo não acompanhar o mesmo ritmo, "podemos ter uma situação semelhante a 2016, de alta no preço do UHT no atacado na primeira metade do ano e depois uma forte queda no preço no segundo semestre". Por esse motivo, ele avalia que a alta do leite deverá continuar no curto e médio prazo, até junho e julho, "mas a intensidade das altas daqui para frente será ditada pela demanda".

Apesar da alta dos preços do leite nos últimos dois meses, os produtores também estão com custos maiores, já que os preços do milho e farelo de soja também estão em alta no mercado brasileiro.

Além disso, Ribeiro observa que a queda na temperatura que deverá ocorrer daqui para frente, aliada à redução no volume de chuvas, costuma aumentar a necessidade de suplementação dos animais.