Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/guialat/public_html/index.php:3) in /home/guialat/public_html/conecta.php on line 2

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/guialat/public_html/index.php:3) in /home/guialat/public_html/conecta.php on line 2
GuiaLat - A central dos fornecedores de laticínios 

Home » Cadeia do Leite » São Paulo terá instituto do queijo artesanal brasileiro

São Paulo terá instituto do queijo artesanal brasileiro

12/04/2018 11:29:51 - Por: Paladar do Estadão

Instituto Zé Mario, criado por Fernando Oliveira, d A Queijaria, é o primeiro do País e terá cursos para iniciantes e iniciados.

Responsive image
Já faz alguns anos que o queijo artesanal brasileiro virou assunto e notícia. O movimento levou mais pessoas a se interessar tanto pelo produto quanto pela sua produção. Personagem importante nessa estrada foi o mestre queijeiro Fernando Oliveira, que desde 2010 comanda a loja A Queijaria e organiza frequentes viagens de imersão para regiões produtoras como a Serra da Canastra e Serro.

Na próxima semana (18), Oliveira dá mais um passo para a evolução deste mercado com o lançamento do Instituto Zé Mário, este que será o primeiro focado no queijo artesanal brasileiro. Oliveira transformou o andar de cima da sua loja na Vila Madalena em uma escola – de um lado uma sala de aula, do outro uma cozinha prática onde serão realizados os cursos do novo instituto, que leva o nome do queijeiro da Canastra José Mário. Zé, como ficou conhecido, foi o precursor, ou melhor, o queijeiro que permaneceu fazendo o queijo curado mesmo quando ninguém dava muita bola para ele em sua região.

O intuito da nova empreitada é fomentar a cultura do queijo artesanal por meio de aulas práticas e teóricas tanto para iniciantes como para iniciados. A grade contará com cursos de curta (1 dia), média (1 semana) e longa durações (1 semestre). O primeiro lançado sobre queijos de fermentação natural já está com as vagas esgotadas. Mas já estão abertas as inscrições para o curso “Fazendo e maturando queijo em casa” (R$ 1.500) e um sobre pão de queijo com Heloisa Bacellar, chef do Lá da Venda, no dia 12/5 (R$ 250). E este é só o começo. No próximo ano, Fernando pretende inaugurar a sede rural do instituto em Morungaba, onde ele mantém as suas cavernas de maturação dos queijos que vende na sua loja.
Resistência. Zé Mario, o queijeiro que não largou a tradição Foto: Daniel Teixeira|Estadão

Já no sábado, 21 de abril, haverá nova edição da feira A Queijaria na Rua, que comemora o quinto aniversário da loja. Desta vez, o evento vai reunir mais de 30 produtores de todo o Brasil nos arredores da loja, além de chefs preparando comes com os queijos e barracas de bebes com cerveja e gim artesanal.

A QUEIJARIA - INSTITUTO ZÉ MARIO 

R. Aspicuelta, 35, Vila Madalena 
Tel.: 3812-6449
Para incrições e infos de cursos:  izm@aqueijaria.com.br ou whatsapp 11-94322-3132

5ª QUEIJARIA NA RUA 

Data: 21/04; das 11h às 18h 
R. Aspicuelta, 35, Beco do Batman e ruas do entornos