Home » Cadeia do Leite » Embrapa Gado de Leite estabelece parceria inovadora na Zona da Mata Mineira

Embrapa Gado de Leite estabelece parceria inovadora na Zona da Mata Mineira

19/04/2018 08:55:26 - Por: Embrapa

Acordo firmado para fornecimento de mudas de BRS Capiaçu e BRS Kurumi para produtores.

Responsive image
O acordo firmado recentemente entre a Embrapa Gado de Leite e a Prefeitura de Além Paraíba para fornecimento de mudas de BRS Capiaçu e BRS Kurumi para produtores daquele município reflete um novo modelo de negócio que a Unidade está desenvolvendo. O objetivo é inovar suas ações de transferência de tecnologia para que o setor leiteiro obtenha melhores resultados. De acordo com o chefe geral em exercício, Pedro Arcuri, a parceria formalizada com a administração municipal de Além Paraíba é um avanço importante para o agronegócio regional do leite e pode servir de exemplo para outros municípios.Para celebrar a parceria, o secretário municipal de Agricultura de Além Paraíba, Paulo Matos, veio à Unidade acompanhado pelo procurador geral do município, Fernando Sales.

O supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT), Samuel Oliveira, acredita ser uma grande oportunidade para a Embrapa Gado de Leite contribuir para a melhoria da atividade na região, por meio da implementação de unidades demonstrativas das cultivares de Capim-elefante e da realização de eventos para mostrar a inovação tecnológica na prática. Ele destacou que a recém-desenvolvida forrageira BRS Capiaçu está presente em mais de 150 municípios do estado. Ainda segundo ele, está em fase de finalização o licenciamento da Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce, de Governador Valadares (MG), para multiplicar e comercializar a cultivar.

“É muito importante o fato de uma cooperativa forte e atuante, que reúne pequenos produtores, se habilitar como distribuidora. Como a tecnologia foi desenvolvida para todas as categorias de produtores, vai proporcionar um impacto econômico bastante representativo. Além do mais, reforça o trabalho eficaz que a Unidade desenvolve há muitos anos com as cooperativas, que tem como frutos muitos eventos técnicos, cursos de capacitação, desenvolvimento de pesquisas e de plataformas como o GepLeite. Fomentar o cooperativismo do leite é uma forma direta de desenvolver a cadeia produtiva”, declarou.