A parábola dos caranguejos

15-05-2017 11:00:01 Por: Osvaldo Martins de Barros Filho

A parábola dos caranguejos
Recentemente ouvi uma parábola que vou compartilhar com vocês: a parábola dos caranguejos.

Em cima de um fogão haviam duas panelas com caranguejos. A panela dos caranguejos americanos tinha tampa. A panela dos caranguejos brasileiros não.

Um curioso chegou pro chef e perguntou: por qual motivo a panela dos caranguejos brasileiros está destampada? O chef respondeu:

Tive que tampar a panela dos caranguejos americanos, pois quando um caranguejo tentava subir os demais caranguejos ajudavam ficando um do lado do outro fazendo uma escada. Já os caranguejos brasileiros, toda vez que um caranguejo tentava subir os demais puxavam ele de volta para baixo.

Desconheço a autoria da parábola, que merece ser parabenizada, pois nos faz refletir sobre o comportamento do brasileiro. Que vergonha! E ao mesmo tempo: que verdade!

Como se já não bastasse o peso da burocracia e a carga pesada de tributos ainda temos que enfrentar os caranguejos que querem nos puxar para baixo? Sim. É um enfrentamento diário. Se faz necessário ter muita força de vontade e determinação para conseguirmos sair da panela.

E aqui vai um segredo: foque seu tempo no seu empreendimento e concentre suas energias na necessidade dos seus clientes. Não desperdice seu precioso tempo com invejosos, não discuta com tolos, não gaste saliva com pessimistas. Eles só vão te levar pra baixo. Evite-os, pois jamais entenderão o que tem em cima e fora da panela. Te encontro lá no topo!

Colunista

Osvaldo Martins de Barros Filho

Osvaldo Filho é fundador da Queijo D’Alagoa-MG, palestrante, colunista do GuiaLat e Portal do Queijo.