Home » Cadeia do Leite » Entra em vigência o 'Programa Argentino de Qualidade do Leite'

Entra em vigência o 'Programa Argentino de Qualidade do Leite'

19/05/2017 09:18:07 - Por: Ministério da Agroindústria da Argentina, traduzidas pela Equipe MilkPoint

Trata-se de uma iniciativa público-privada, impulsionada pelo Ministério de Agroindústria como parte de uma política do Estado que busca a melhora contínua da qualidade do leite.

Responsive image
Acaba de entrar em vigência o "Programa Argentino de Qualidade do Leite", iniciativa público-privada que busca melhorar a competitividade da cadeia e capacitar os produtores de leite e profissionais envolvidos.

O programa contará com um fundo total de 6 milhões de pesos (US$ 385.839) para o desenvolvimento das ações realizadas e se instrumentará através de diferentes convênios que serão fechados com entidades do setor e acadêmicas.

Trata-se de uma iniciativa público-privada, impulsionada pelo Ministério de Agroindústria como parte de uma política do Estado que busca a melhora contínua da qualidade do leite.

As ações que serão realizadas são: 

- credenciamento de profissionais veterinários na implementação de planos de qualidade do leite; 
- estabelecimento de bem-estar animal e rotina de ordenha; 
- evitar perdas econômicas por problemas de qualidade; 
- realização de protocolos de tratamento com antibióticos; 
- planos de prevenção e controle de mastite. 

Além disso, serão realizadas capacitações aos produtores de leite sobre boas práticas de manejo, perdas econômicas por qualidade, manejo da informação e bem-estar animal. Também será criada uma Comissão Técnica, que será encarregada de propor e supervisionar as atividades que se derivem da aplicação do plano atual e da comunicação institucional.

“O Programa Argentino de Qualidade do Leite é a visão de um governo sobre uma Argentina que tem que se projetar ao mundo e oferecer produtos de alta qualidade. É um exemplo mancomunado entre os produtores, a indústria e toda a cadeia”, disse o vice-secretário do setor leiteiro, Alejandro Sammartino.