Home » Cadeia do Leite » Workshop em Goiânia vai debater sobre qualidade do leite produzido em Goiás

Workshop em Goiânia vai debater sobre qualidade do leite produzido em Goiás

14/03/2019 09:24:53 - Por: Portal A Redação

O encontro será o primeiro, de um total de nove que serão promovidos em vários municípios goianos, com o objetivo de orientar sobre as Instruções Normativas 76 e 77.

Responsive image
O Teatro Sesi, em Goiânia, vai sediar nesta quinta-feira (14/3) o 1º Workshop Goiás - Qualidade do Leite. Representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) estarão presentes. O encontro na capital goiana será o primeiro, de um total de nove que serão promovidos em vários municípios goianos, com o objetivo de orientar sobre as Instruções Normativas 76 e 77, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e qualificar produtores e laticinistas para as novas regras estabelecidas nas INs, como padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A. As normas entram em vigor em maio deste ano.
 
Durante o evento, deverá ser assinado convênio de cooperação técnica e financeira da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – jurisdicionada à Seapa -, com o Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária (Fundepec) para ser executado no exercício de 2019. A previsão é de repasse de R$ 1,4 milhão, com o intuito de promover a defesa sanitária animal no Estado de Goiás. 
 
Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, há um compromisso do governador Ronaldo Caiado em fomentar e fortalecer todo o segmento produtivo goiano, especialmente a cadeia leiteira. “Por meio da educação de todos os agentes envolvidos neste setor, vamos continuar promovendo melhorias na qualidade do leite goiano”, enfatiza. 
 
Participação

O evento é voltado, principalmente, para proprietários de estabelecimentos que processam leite e derivados em Goiás e que estão registrados no Serviço de Inspeção Federal e no Serviço de Inspeção Estadual. Participarão também fiscais estaduais agropecuários, auditores fiscais federais agropecuários, responsáveis técnicos e de controle de qualidade das indústrias, pesquisadores, acadêmicos de áreas afins e produtores de leite. Os técnicos do Ministério da Agricultura que elaboraram as Instruções Normativas estarão presentes para explicar em detalhes as mudanças introduzidas e sanar dúvidas dos participantes. A Agrodefesa é uma das organizadoras do evento. 
 
Programação

8 horas – Milk da manhã
9 horas – Abertura oficial/Composição de mesa
10 horas – Pronunciamento do diretor executivo do Sindileite, Alfredo Luiz Correia
10h20 – Pronunciamento da professora Clarice Gebara, da Universidade Federal de Goiás (UFG)
10h25 – Entrega simbólica da 1ª Carta ao Produtor de Leite – José Eduardo de França (superintendente Federal de Agricultura em Goiás – SFA-GO/Mapa)
10h30 – Palestra ‘Novas normas para a qualidade do leite” – Mayara Souza Pinto (auditora Fiscal Federal Agropecuária – Dipoa/Mapa)
11h30 – Palestra ‘Plano de qualificação de produtores de leite - Instrução Normativa 77 – Rodrigo Moreira Dantas e Bruno Meireles Leite – (auditores fiscais Federais Agropecuários – Mapa)
12h30 - Encerramento