Home » Cadeia do Leite » Rótulos poderão indicar nível de açúcar de produtos processados

Rótulos poderão indicar nível de açúcar de produtos processados

29/06/2017 08:19:01 - Por: Canal Rural

A sinalização seria como um semáforo de trânsito com as cores verde, amarela e vermelha.

Responsive image
O ministério da Saúde está preparando uma regulamentação que prevê incluir nos rótulos dos alimentos industrializados uma sinalização sobre os níveis de açúcar na composição.

Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a regulamentação tem um paralelo com o semáforo de trânsito. “Verde para níveis recomendados de açúcar? amarelo para níveis um pouco mais altos? e vermelho para concentração elevada de açúcar", explicou.

As cores também sinalizarão os níveis de sal e gorduras trans. "É uma leitura muito fácil que ajudará o consumidor a saber o que está ingerindo".

A medida faz parte de um esforço da pasta para controlar a obesidade, que está crescendo no mundo. De acordo com Barros, o consumo de açúcar corresponde em média a 16% das calorias diárias, quando o recomendado é que esta taxa chegue a 10%. "Os alimentos processados correspondem a cerca de 20% do consumo total. Também queremos mudar o hábito dos brasileiros em relação a isso".

Outro ponto que será abordado pelo ministério da Saúde é a venda de refrigerantes com refil em restaurantes e redes de fast food. "A Associação Brasileira de Indústria de Alimentação está intermediando as conversas com as empresas do setor para que seja interrompido este tipo de venda, que aumenta em cerca de 30% o consumo de bebidas açucaradas", explicou o ministro.

Ele ainda sinalizou que, se necessária, será elaborada uma legislação para proibir a prática, considerada pelo ministro uma questão de mercado em que "se uma empresa oferece, a outra acompanha para não perder mercado".