Home » Cadeia do Leite » Queijo Minas artesanal da região Entre Serras da Piedade ao Caraça será lançado em Santa Bárbara

Queijo Minas artesanal da região Entre Serras da Piedade ao Caraça será lançado em Santa Bárbara

07/07/2017 09:47:26 - Por: Uai

Produto foi resgatado por meio do projeto Primórdios da Cozinha Mineira. Atividade é uma das atrações do Torneio Leiteiro da cidade.

Responsive image
No dia 8, durante a programação do 41º Torneio Leiteiro de Santa Bárbara, será apresentado ao público o queijo minas artesanal que carrega a chancela Entre Serras da Piedade ao Caraça. O queijo existe há mais de 200 anos, mas sua fabricação estava extinta há 70 anos. A produção artesanal por produtores locais foi resgatada por meio do projeto Primórdios da Cozinha Mineira do Senac, que contou com o apoio técnico da Emater e das prefeituras municipais de Barão de Cocais, Caeté, Catas Altas e Santa Bárbara. O queijo representa a história de Minas Gerais, uma vez que a região foi a primeira do Estado a ser altamente popularizada.

A especialista em pesquisas gastronômicas do Senac, Vani Pedrosa, explica que o Primórdios da Cozinha Mineira é um projeto de extensão da Faculdade Senac que tem a proposta de pesquisar os hábitos alimentares, receitas e ingredientes que eram utilizados há 300 anos, durante o Ciclo do Ouro, na região entre as Serras da Piedade e do Caraça. Nosso estudo visa descobrir a forma como a região desenvolveu a gastronomia ao longo dos anos, o que envolve um trabalho de fundamentação histórica, pesquisa, resgate e retorno desses ingredientes e receitas para a região, completou.

No dia 9 haverá ainda o lançamento da próxima etapa do projeto. Dessa vez, o pilar trabalhado é o pomar histórico. A pesquisa contemplará as frutas antigas de Minas Gerais. Jovens da cidade de Santa Bárbara apresentarão a proposta de trabalho para transformar as frutas típicas em produtos gastronômicos. Além da queijaria e do pomar, o projeto é composto por mais sete pilares: horta histórica, farinhas, pães e quitandas, doçaria, receitas tradicionais, carnes e derivados técnicas, utensílios e ambiente, bebidas alcoólicas, cafés e chás.

Ainda no dia 9, o Senac promoverá também uma Aula Show aberta ao público com o professor do curso de graduação tecnológica em Gastronomia, Michel Abras. O chef vai cozinhar ao vivo enquanto explica os ingredientes e forma de preparo de uma paella com os vegetais cultivados na horta histórica. Alunos da Escola Municipal Marfisa Magalhães, que desenvolvem o projeto Educação Empreendedora, irão auxiliar o chef. Eles vão usar ingredientes como azedinha, vinagreira e maria gondó para cozinhar.

O SenacMóvel carreta-escola da instituição ficará estacionada no Parque de Exposições, entre os dias 6 e 8, para oficinas gratuitas de capacitação. As aulas serão ministradas por instrutores de cursos de Hotelaria do Senac. As inscrições para acompanhar a aula são limitadas e podem ser feitas no local, por ordem de chegada.

Programação:

8/07 às 15h no Parque de Exposições Adilson Melo: Lançamento do queijo minas artesanal Entre Serras da Piedade ao Caraça

9/07 às 10h no Parque de Exposições Adilson Melo: Lançamento da nova etapa do Projeto Primórdios da Cozinha Mineira: Frutas típicas

9/07 às 11h no Bar da Estação: Aula Show Paella com o professor do curso de graduação tecnológica em Gastronomia do Senac, Michel Abras. Inscrições limitadas no local.

SenacMóvel

06/07 às 16h e às 18h no Parque de Exposições Adilson Melo: Montagem de café da manhã com produtos locais. Inscrições limitadas no local.

07/07 às 16h e às 18h no Parque de Exposições Adilson Melo: Boas Práticas na Cozinha e Marketing Gastronômico. Inscrições limitadas no local.

08/07 às 16h e às 18h no Parque de Exposições Adilson Melo: Receitas com leite e queijo do Entre Serras. Inscrições limitadas no local.