Home » Cadeia do Leite » Embrapa Gado de Leite debate produção de queijo artesanal

Embrapa Gado de Leite debate produção de queijo artesanal

07/08/2017 10:43:11 - Por: Embrapa

Dos dias sete a nove de agosto, a Embrapa Gado de Leite irá realizar o workshop Queijo artesanal em áreas de montanha: estado da arte e projetos em andamento.

Responsive image
Dos dias sete a nove de agosto, a Embrapa Gado de Leite irá realizar o workshop Queijo artesanal em áreas de montanha: estado da arte e projetos em andamento. O evento tem como parceiros o Programa de Pós-graduação em desenvolvimento rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a instituição francesa CIRAD (centro de pesquisa agrícola para o desenvolvimento internacional).

No dia sete, o workshop contará com as seguintes apresentações:
- Pecuária e multifuncionalidade em um mundo urbanizado – Jean-François Tourrand (Cirad-Green & MAAF);
- Queijo artesanal do Serro – Márcio Roberto Silva (Embrapa Gado de Leite);
- Histórico e realidade do queijo artesanal da região de Alagoa/MG – Júlio César Fleming Seabra (Emater-MG);
- Caracterização do queijo artesanal produzido em municípios inseridos no Corredor

Ecológico da Mantiqueira – geração de renda para agricultura familiar e alimento seguro para os consumidores – Maria de Fátima Ávila Pires (Embrapa Gado de Leite).

Nesse primeiro dia haverá também apresentações de projetos de mestrado e doutorado, projetos de pesquisa, além do estudo de parcerias entre as instituições.

Os dois últimos dias do evento serão destinados a visitas às queijarias do município de Alagoa-MG. Localizado na Serra da Mantiqueira, Alagoa e um importante polo de produção de queijo artesanal.

Na segunda-feita, a partir das 10h, o evento será transmitido pela internet, no site da rede social temática REPILeite (www.repileite.com.br).