Home » Cadeia do Leite » Grécia procura proteger nome de iogurte grego

Grécia procura proteger nome de iogurte grego

16/08/2017 09:26:14 - Por: Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint

Mesmo que a Grécia tenha sucesso na proteção do nome do iogurte grego, isso só será aplicado na UE.

Responsive image
O Ministério da Agricultura da Grécia está criando um grupo de trabalho para coordenar informações sobre a produção de iogurte grego. A equipe preparará os detalhes técnicos de um pedido de registro do nome "iogurte grego" (ou iogurte) no Registro de Denominação de Origem Protegida (DOP) da União Europeia e Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Embora o iogurte grego não seja protegido por uma indicação geográfica, ele se enquadra no Regulamento da UE de 2011 sobre a provisão de informações sobre alimentos aos consumidores. Mesmo que a Grécia tenha sucesso na proteção do nome do iogurte grego, isso só será aplicado na UE. Muitas empresas dos EUA, incluindo a Chobani, produzem o iogurte, que é mais denso do que o iogurte regular devido à remoção do soro do leite.

A empresa grega de consultoria empresarial e gestão de projetos DASO disse que a categoria, popular há cerca de 10 anos, ainda está vendo crescimento. A empresa disse que o mercado mundial global é estimado em mais de US$ 50 bilhões, com o produto mais popular na Europa (39%), Ásia/Pacífico (28%) e América do Norte (15%). A empresa estima que o mercado norte-americano verá um crescimento anual de 5%, devendo de exceder US$ 4 bilhões em 2020, representando mais de 50% do mercado total de iogurte dos EUA.

No ano passado, a Grécia e a República Tcheca argumentaram sobre o uso do termo iogurte grego e a Grécia não está satisfeita com os recentes acordos comerciais do Acordo Econômico e Comercial Global (CETA).