Mercado lácteo segue com preços estáveis
08-01-2024 13:02:07 Por: CILeite. Foto: istock
Os preços dos principais derivados lácteos no mercado atacadista não registraram grandes mudanças ao longo de dezembro. O queijo muçarela foi aquele com melhor desempenho, mas ainda em patamar baixo. As margens dos derivados seguem apertadas e o elevado volume de importação tem dificultado maiores repasses de preços. Nos últimos dois meses as importações voltaram a subir, aparentemente com antecipação de compras em função do Decreto nº 11.732/2023, publicado em 18 de outubro de 2023, que entra em vigor em meados de janeiro. Por outro lado, os preços internacionais mostram tendência de valorização, o que é positivo neste momento de baixa rentabilidade dos produtores.
Conseleites indicam estabilidade média de preços - As sinalizações dos Conseleites, para o pagamento do leite entregue em dezembro indicaram estabilidade. Enquanto no estado de Santa Catarina a tendência foi de pequena alta, nos outros estados analisados as indicações foram de recuo nos preços. Esse movimento de neutralidade está alinhado aos movimentos do mercado atacadista.
Milho em alta e farelo de soja recuando. Mercado de boi com recuperação - Os preços de milho no mercado brasileiro seguiram com tendência de elevação no último mês, refletindo o adverso quadro climático do atual fenômeno El Niño e perspectivas de quebra na produção e risco elevados para o plantio da safrinha 2024. Já no farelo de soja, o mercado seguiu baixista com expectativa de boa safra na Argentina, compensando parte das perdas no Brasil. O avanço no plantio brasileiro ao longo de dezembro também contribui para o quadro de baixa nas cotações. No mercado pecuário, o cenário foi de recuperação de preços na arroba do boi gordo, com a melhor demanda de carnes para as festas de final de ano.
As informações são do CILeite.