Milho: Com agentes atentos ao desenvolvimento da safra, liquidez é baixa e preços recuam

25-05-2022 10:18:06 Por: Carolina Camargo Nogueira Sales, Boletim do leite Cepea. Foto: Jesse Gardner, Unsplash

Milho: Com agentes atentos ao desenvolvimento da safra, liquidez é baixa e preços recuam
Na primeira quinzena de maio, agentes voltaram as atenções ao desenvolvimento das lavouras de segunda safra no Brasil e à semeadura nos Estados Unidos, atrasada pelo clima desfavorável.

No Brasil, apesar das recentes preocupações com a chegada de uma frente fria à parte das regiões produtoras, a expectativa ainda é de safra recorde na segunda temporada, de 87,69 milhões de toneladas, segundo a Conab. Já nos Estados Unidos, que está em período de semeadura, dados vêm registrando atrasos consideráveis nos trabalhos de campo. Segundo o USDA, apenas 49% da área havia sido semeada até o dia 15, contra 78% no mesmo período do ano passado e 67% na média dos últimos cinco anos.

Neste contexto de incertezas quanto à oferta, e com consumidores relatando estoques confortáveis nos primeiros dias de maio, a liquidez se manteve limitada, e os preços recuaram na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea.

O Indicador ESALQ/BM&FBovespa do milho, referente à região de Campinas (SP), apresentou média mensal parcial (até o dia 13) de R$ 86,91/saca de 60 kg, queda de 2,1% em comparação com a média de abril. No acumulado do mês (de 29 de abril a 13 de maio), a desvalorização foi de 1,9%.

Os mercados de balcão e disponível também apresentaram baixas – entre os dias 29 de abril e 13 de maio, as desvalorizações foram de 1% e de 0,5%, respectivamente.

As informações são do Boletim do Leite Cepea.