Desafie a Razão - Acredite na loucura

16-03-2017 15:11:55 Por: Osvaldo Martins de Barros Filho

Desafie a Razão - Acredite na loucura
Este foi o lema do #Day1 (Day One), evento para inspirar o empreendedorismo que a Endeavor realiza anualmente com muito primor.

Diz o ditado que “de médico e louco todo mundo tem um pouco”. E para ser um empreendedor, não necessariamente precisa ser médico, mas tem que ser um bocado de louco!

Lembro perfeitamente quando veio um estalo na minha cabeça, uma voz como que por Deus: “Vende queijo pela internet!”. Algumas pessoas acharam loucura. Mas quando liguei pra Ticiana do Sebrae/MG de São Lourenço para tirar uma ideia ela respondeu: Que hilário, ideia incrível. Tem tudo pra dar certo. Foi animador! Nos Correios, a atendente me olhou assustada, quando perguntei se eu poderia transportar por SEDEX e PAC. Ela olhou na lista de restrições e disse: aqui não fala que é proibido, então é permitido. Isso em Outubro de 2009. Em Novembro daquele ano comecei a vender queijo pela internet.

Um cliente de Três Pontas fez um pedido. A esposa dele disse que ele estava louco (um louco confiando em outro louco) de comprar queijo pela internet: você vai ver, eles não vão te mandar nada. Quando ele recebeu o código de rastreamento por e-mail, ela disse: vão te mandar um tijolo. Que nada! Recebeu um delicioso queijo, de tão bom que ele saiu lá de Três Pontas pra vir em Alagoa me conhecer!

Outro episódio de “loucura” foi quando comecei a maturar queijos. Um amigo me disse: cê tá ficando louco? O queijo vai perder peso e você vai perder dinheiro! Comecei a maturar peças pequenas, médias grandes, por tempos diferenciados. As peças pequenas, Faixa Dourada, recebeu Medalha de Prata no Prêmio Queijos Brasil. As peças médias, Mantiqueira Real, é vendido por encomenda e a pessoa espera 3 meses pra receber em casa a joia mineira. As peças grandes, Queijo do Coronel, foi considerado TOP 5 pela Revista O Globo.

Quando disserem que você está louco. Arrisque. Desafie a razão e acredite na loucura. Você está no caminho certo!

Colunista

Osvaldo Martins de Barros Filho

Osvaldo Filho é fundador da Queijo D’Alagoa-MG, palestrante, colunista do GuiaLat e Portal do Queijo.