Governo do Acre cria Câmara Setorial do Leite para alavancar políticas públicas do setor Governo do Acre cria Câmara Setorial do Leite para alavancar políticas públicas do setor

24-01-2019 09:33:23 - Por: Governo do Acre

A Câmara será responsável por definir políticas públicas que não entrem em conflito com cada setor presente da cadeia leiteira.

Governo do Acre cria Câmara Setorial do Leite para alavancar políticas públicas do setor
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Agronegócio do Acre (Sepa), instituiu a Câmara Setorial da Cadeia do Leite. Com representantes dos vários níveis dentro dessa cadeia produtiva, a ideia é criar discussões mais amplas em torno do fortalecimento econômico do setor.

A Câmara terá representantes da própria Secretaria, além da Secretaria de Ciência, Indústria e Tecnologia, o Instituto de Defesa Agropecuária do Acre (Idaf), Embrapa e representantes dos criadores de gado leiteiro, produtores de laticínios e transportadores dos produtos.

Segundo o secretário Paulo Wadt, há muito a se fazer para que a cadeia leiteira do Acre desponte. Com a criação da Câmara, a discussão dos problemas e soluções para o setor terão uma maior amplitude, principalmente em questões como a melhoria da qualidade do leite, os custos da produção de laticínios e a busca pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).

A Câmara também será responsável por definir políticas públicas que não entrem em conflito com cada setor presente na cadeia leiteira, como tributação de produtos e a definição de ramais prioritários para o escoamento da produção, tudo isso objetivando a expansão.

“Não será fácil no começo com o tanto de demandas que temos para a cadeia, mas não é um modelo que estamos inventando. Rondônia já funciona há muito tempo seguindo esse formato e os resultados é que eles estão muito a frente na cadeia leiteira”, conta Paulo Wadt.