Prazo para pedidos no Programa Troca-Troca de Sementes termina na próxima sexta-feira
13-06-2022 09:25:10 Por: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS. Foto: Fernando Dias/Seapdr
O Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo é, certamente, uma das mais antigas e consolidadas políticas de Estado para o fomento do cultivo de milho. Sua criação se deu em 1988 e tinha como principal objetivo alavancar a produção de milho no Rio Grande do Sul.
Ao longo desses 33 anos de operacionalização, o programa evoluiu e inúmeras modificações foram efetuadas buscando sempre o aprimoramento das suas ações, adaptação à realidade e melhoria nos resultados para a agricultura.
Objetivo - Fomentar o cultivo de milho e sorgo no Estado por meio da disponibilização de sementes de milho (híbridos convencionais e transgênicos) e sorgo destinadas à produção de grãos e/ou silagem para agricultores familiares.
Público - São beneficiados produtores rurais com posse ou propriedade de até quatro módulos fiscais, enquadrados como agricultores familiares de acordo com a Lei Federal nº 11. 326, de 24 de julho de 2006, e pecuaristas familiares de acordo com os requisitos da Lei estadual nº 13.515, de 13 de setembro de 2010.
Os produtores participam por meio das entidades representativas (prefeituras, sindicatos, associações e cooperativas) que intermediam a operacionalização do programa em cada município.
Operacionalização - São operacionalizas duas etapas do Programa em cada ano-safra: Safra (Etapa 01) e Safrinha (Etapa 02).
Cada agricultor pode solicitar até 6 sacas de sementes (milho e/ou sorgo) em cada etapa.
Cronograma, valores, subsídio, datas de vencimento e cultivares disponíveis são publicados e divulgados a cada ano de execução do Programa.
Os pedidos de sementes são efetuados no site Feaper _ Troca-Troca de Sementes (http://www.feaper.rs.gov.br)
No site também são apresentadas outras informações importantes sobre a operacionalização do programa.
ANO-SAFRA 2022/2023 – Sistema Aberto para Pedidos
Programa Troca-Troca de Sementes de milho e sorgo inicia o recebimento dos pedidos para o ano-safra 2022/2023 no dia 30 de maio, veja abaixo o cronograma:
Estarão à disposição dos agricultores 12 cultivares de milho híbrido convencional, 19 cultivares de milho híbrido transgênico e sete cultivares de sorgo. Serão oito empresas que estarão fornecendo um total de 38 cultivares de sementes, para que cada produtor possa escolher aquela com as características técnicas mais adequadas ao seu sistema de produção.
Veja aqui o Informativo técnico com as principais informações do Programa, lista das cultivares de milho e sorgo disponíveis para a safra e safrinha 2022/23 e caracterização técnica dos materiais. Também segue o compilado dos folders das empresas sobre cada cultivar:
Folders empresas e cultivares Safra e Safrinha 2022/2023 - Valores das sementes de milho e sorgo e datas de vencimento para Safra e Safrinha 2022/23 estão no quadro abaixo. Destaca-se que já são os valores que serão dos agricultores/entidades, ou seja, já está aplicados o desconto do subsídio de 28% do Estado):
A normativa dos valores foi publicada na Resolução FEAPER nº 04/2022, disponível: Resolução FEAPER 004/2022 - Valores e subsídios Troca 2022/23
Instruções importantes para os pedidos - O Programa aumentou a quantidade de sacas de sementes por agricultor. Agora cada agricultor poderá solicitar até seis sacas de sementes de milho e/ou sorgo, tanto na etapa da Safra como mais seis sacas na etapa Safrinha. Caso a entidade precise de uma cota maior para atender seus produtores, basta nos solicitar por e-mail.
Serão três semanas de sistema aberto para pedidos da safra (30 de maio a 17 de junho). O Sistema fecha no dia 17 de junho e abre no dia 20 de junho, quando teremos, então, uma semana de sistema aberto para pedidos da safrinha (20 a 24 de junho).
Sugerimos que se entidade pretende participar da safrinha, quando os agricultores vão na entidade fazer o pedido da safra, já deixem anotado o pedido da safrinha e, então, naquela uma semana de sistema aberto para safrinha, somente a entidade precisa efetuar o pedido no sistema, sem a necessidade do retorno do agricultor. O arquivo do Informativo Técnico já apresenta quais são as cultivares que vão estar disponíveis para a safrinha.
Para a semente da safrinha, não é necessário fazer a cobrança da parcela da transgenia do agricultor agora no pedido, pois o vencimento do boleto será somente em novembro.
Solicitamos que as entidades respeitem as etapas de safra e safrinha e não seja feito o pedido em uma única etapa para entrega aos agricultores na outra etapa.
O Sistema salva automaticamente à medida que cada saca é solicitada. Por isso, é possível entrar e sair ao longo de todos os dias e ir fazendo os pedidos. Somente clique em "concluir pedido" quando tiver certeza de que não haverá mais lançamentos.
O agricultor tem a liberdade de escolher qualquer uma das cultivares de milho ou sorgo e de qualquer empresa, para encontrar a que melhor lhe atende tecnicamente. Nenhuma entidade pode reduzir a disponibilidade de cultivares para seus agricultores pelo direcionamento para uma empresa ou outra.
Os Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar estão à disposição para auxiliar com orientação e assistência técnica para os agricultores e as entidades, principalmente agora no momento da escolha das cultivares.
Efetuamos várias ações preventivas para evitar travamentos do sistema, mas eventualmente pode ocorrer alguma lentidão, principalmente no início do período de pedidos pela grande quantidade de acessos.
Dê preferência para tirar dúvidas encaminhando e-mail para feaper@agricultura.rs.gov.br, pois estamos com colegas atendendo especificamente por e-mail para dar mais agilidade nas respostas.
Caso tenha esquecido a senha de acesso, solicite nova senha por e-mail informando a entidade e aguarde que responderemos o e-mail com nova senha.
Mais informações - Divisão de Sistemas Produtivos do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria / Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo
E-mail: feaper@agricultura.rs.gov.br
Fone: (51) 3218-3361
Endereço: Av. Praia de Belas, 1768, 3º andar na sala DSP, Porto Alegre (RS)
As informações são da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.