Farelo de soja: Preços são os menores do ano em 20 regiões do País
24-06-2022 09:44:49 Por: Débora Kelen Pereira da Silva, Boletim do leite Cepea.
Os preços do farelo de soja caíram na primeira quinzena de junho, registrando as médias mais baixas deste ano em 20 regiões brasileiras. A queda está atrelada à baixa demanda doméstica, visto que boa parte dos consumidores fez contratos para recebimento de médio a longo prazos e esteve pouco ativa nas aquisições de grandes volumes no mercado spot.
Diante disso, na média das regiões acompanhadas pelo Cepea, o farelo de soja se desvalorizou significativos 6,1% entre maio e a parcial de junho (até o dia 15 de junho). Em um ano, a baixa é de 1,3%. As seguintes regiões registraram os menores valores do ano: Triângulo Mineiro (MG), Araxá (MG), Rio Verde (GO), Itumbiara (GO), Anápolis (GO), Mogiana (SP), Sorocabana (SP), São Carlos (SP), Campinas (SP), Adamantina (SP), Noroeste (SP), Rondonópolis (MT), Maracajú (MS), Joaçaba (SC), Chapecó (SC), Oeste Catarinense (SC), e no Paraná, as regiões sudoeste, oeste e norte, e Ponta Grossa.
Além disso, o recuo também está relacionado à entrada da safra 2021/22 na Argentina (principal exportador mundial de derivados de soja), o que deve direcionar os importadores para o país vizinho.
A queda externa também pressionou as cotações domésticas. Na CME Group (Bolsa de Chicago), o primeiro vencimento do farelo de soja cedeu 0,8% entre a média de maio e a parcial de junho, com média de US$ 417,13/tonelada curta (US$ 459,80/t) no último período.
As informações são do Boletim do Leite Cepea.