Produção leiteira apresenta melhora no RS
08-07-2022 09:04:39 Por: Emater-RS. Foto: Adriana Vargas, Embrapa
No geral, a produção leiteira tem apresentado melhora devido ao desenvolvimento das pastagens cultivadas e ao aumento do número de vacas em parição. A oferta de pastagens está sendo considerada razoável, com necessidade de suplementação com volumosos conservados, principalmente para as categorias de maior exigência.
A alta umidade nas áreas de pastagens ou de acesso aos animais exige maior cuidado no manejo a fim de evitar a formação de barro e danos às plantas por pisoteio, fazendo com que os produtores tenham que diminuir tempo de pastejo dos rebanhos. Esses locais com excesso de umidade também demandam mais atenção em relação ao aumento de casos de mastite, porém a ocorrência de períodos com sol, em algumas regiões, melhorou as condições, secando as áreas no entorno das instalações e nos corredores.
Está aberto o período de declaração e de atualização das fichas dos rebanhos nas Inspetorias de Defesa Agropecuária. Os produtores seguem sendo orientados a realizar o monitoramento a qualquer sinal de raiva dos herbívoros.
Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Campanha, onde maiores volumes de chuvas foram registrados, as pastagens estão sendo utilizadas em intervalos curtos, priorizando o acesso aos potreiros com melhor drenagem para garantir a ingestão de forragem verde de qualidade e complementar a dieta constituída de ração e silagem. Na Fronteira Oeste, a produção de leite segue em redução devido à falta da oferta de pastagens nativas e ao baixo investimento em pastagens cultivadas de inverno.
Na regional de Caxias do Sul, com a melhora nas condições do tempo, os produtores conseguiram efetuar os pastoreios, melhorando um pouco o cenário produtivo do leite. A implantação de trigos ou outros cereais para ensilagem está um pouco atrasada, mas avançou significativamente na última semana, com estimativa de 30% de aumento na área cultivada de trigo para silagem.
Na regional de Frederico Westphalen, segue a preocupação com o custo de produção, principalmente em relação aos concentrados, que aumentaram muito o seu custo, puxados pelo preço da soja, do milho e do trigo, além de produtos como medicamentos, bem como os de limpeza e de higiene. Na regional de Passo Fundo, a baixa oferta de volumosos no campo, as restrições de qualidade e quantidade dos alimentos conservados e o alto custo dos concentrados estão contribuindo para o aumento do período de entressafra do leite, refletindo na oferta do produto e no preço final.
Na regional de Ijuí, conforme dados de uma cooperativa local, a produção leiteira apresentou aumento de 8% do volume recolhido em comparação com os dados da semana de 20 a 26 de junho. Na regional de Santa Rosa, a produção de leite diária apresentou uma pequena elevação se comparado a semana anterior, ficando em torno de 1,736 milhão de litros por dia, apontando uma tendência de aumento na produção devido ao pastoreio sobre as forrageiras anuais de inverno.
As informações são da Emater-RS.