Preço médio do litro do leite teve alta de 0,69% no RS
19-08-2022 10:22:11 Por: Emater-RS. Foto: Pixabay
As condições do tempo foram benéficas para a bovinocultura de leite, considerando as temperaturas amenas, que proporcionam conforto às matrizes e boas taxas de crescimento para as pastagens cultivadas, ampliando a oferta de forragem verde de qualidade.
As condições sanitárias foram adequadas, e com a redução da umidade e do barro no entorno das instalações, ocorreu uma redução importante no controle das mamites.
O aumento nos valores pagos aos produtores rurais tem compensado os altos custos de insumos, como ração, sal mineral, fertilizantes e combustível.
Na regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, os bovinocultores de leite estão otimistas com os preços recebidos pelo litro de leite. Não houve problemas de doença com os animais. O manejo dos rebanhos ficou facilitado pelas boas condições ambientais.
Na regional de Caxias do Sul, foram utilizadas silagens de milho e de sorgo da safrinha, que apresentaram boa qualidade, auxiliando na dieta dos bovinos. Os animais estão em boas condições sanitárias, mantendo o escore corporal.
Na regional de Frederico Westphalen, alguns produtores estão colhendo silagem de cereais de inverno, e a grande maioria preparando o solo e implantando lavouras de milho no cedo para confecção da silagem.
Na regional de Ijuí, a qualidade do leite recebido tem sido considerada boa, não havendo interrupção de coletas. A semana foi de baixa presença de sol e maior umidade, dificultando os trabalhos de manejo dos animais.
Na regional de Passo Fundo, as pastagens ainda não atendem à necessidade total dos animais em termos de quantidade e qualidade com as fontes de alimentos volumosos disponíveis, exigindo complementação com o uso de alimentos conservados.
Na regional de Pelotas, a ocorrência de mastites tem diminuído gradualmente em função da menor presença de barro próximo à sala de ordenha.
Na regional de Santa Rosa, por conta das boas condições das pastagens e dos preços favoráveis, os produtores têm elevado a suplementação de ração para explorar o máximo de produtividade de leite das vacas e aproveitar o bom momento para produção de leite.
Na regional de Soledade, as pastagens anuais de inverno, principalmente azevéns tetraploides, respondem por boa parte da oferta de forragem em uso pelos bovinos leiteiros.
Comercialização - De acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar, o preço médio do litro do leite no Estado ficou em R$ 2,93, o que representou um aumento de 0,69% em relação à última cotação.
A variação nos preços recebidos pelos produtores deve-se a diferentes variáveis, entre elas estão o volume comercializado e as bonificações por quantidade e qualidade do leite, conforme os parâmetros normatizados para o produto.
As informações são do Emater-RS.