Temperaturas amenas reduz os custos de produção do leite no RS
16-09-2022 09:40:27 Por: Emater-RS. Foto: Humberto Nicoline, Embrapa
A presença de boa luminosidade, de temperaturas amenas e de umidade no solo resultaram no excelente desenvolvimento das pastagens, mantendo a produtividade leiteira e reduzindo os custos de produção pelo baixo uso de rações proteinadas.
A redução da ocorrência das chuvas impactou positivamente na queda dos casos de mastite, além de permitir o acesso dos animais aos potreiros, sem maiores limitações relacionadas ao pisoteio.
Apesar de satisfeitos com os bons preços pagos, no momento, pelo litro do leite, os produtores estão apreensivos com a possibilidade de queda nos preços nos próximos meses.
Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, a produção de leite segue em crescimento por causa do aumento do número de parições concentradas nesta época, além do aumento de oferta de alimento volumoso. Algumas propriedades já dispõem de área de pastagens suficientes para atender também às fêmeas jovens e vacas secas, proporcionando bom estado corporal para todas as categorias do rebanho.
Na de Caxias do Sul, muitas propriedades fornecem às vacas silagens de milho e de sorgo da safrinha, que tem apresentado boa qualidade nutricional, auxiliando na dieta dos rebanhos. As temperaturas amenas favoreceram o conforto térmico dos rebanhos leiteiros.
Na regional de Soledade, as áreas com aveia tardias ainda contribuem para a alimentação dos animais. No baixo Vale do Rio Pardo, as áreas de tifton, jiggs e principalmente kurumi começam a contribuir com a oferta de volumoso aos rebanhos.
As informações são do Emater-RS.