Milho: Preocupações com a oferta mundial elevam preços em setembro
22-09-2022 09:14:27 Por: Carolina Camargo Nogueira Sales, Boletim do Leite Cepea. Foto: Pixabay
Os preços do milho voltaram a avançar no início de setembro nos mercados interno e externo. As altas ocorreram devido às preocupações com a oferta mundial, uma vez que as lavouras nos Estados Unidos apresentaram piora na qualidade, além da seca na Europa e na China, o que reduziu as estimativas de produção na temporada 2022/23.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicou queda de 3,9% na produção mundial, que agora está estimada em 1,17 bilhão de toneladas.
Atentos a esse cenário, produtores brasileiros restringiram parte da oferta ao mercado interno, priorizando as negociações nos portos, que apresentaram patamares mais atrativos no mês. No entanto, as altas ainda foram limitadas pela resistência de compradores que priorizam a utilização dos estoques.
Entre 31 de agosto e 15 de setembro, na média das regiões acompanhadas pelo Cepea, os preços subiram apenas 0,1% nos mercados de balcão e disponível. O Indicador ESALQ/BM&FBovespa, referente à região de Campinas, avançou 0,7% no acumulado do mês, a R$ 84,55/saca de 60 kg no dia 15. Já a média parcial (até o dia 15) está 1,4% superior à do mês anterior.
As informações são do Cepea.