Milho: Demanda externa aquecida sustenta cotações no BR
19-10-2022 11:01:05 Por: Carolina Camargo Nogueira Sales, Boletim do leite Cepea. Foto: Phyllis Poon, Unsplash
Apesar da demanda brasileira enfraquecida, as negociações nos portos estiveram mais movimentadas ao longo da primeira quinzena de outubro, contexto que deu suporte às cotações internas do milho.
O aumento da demanda externa esteve atrelado sobretudo às preocupações com a escalada nos conflitos relacionados à região do Mar Negro e também à colheita nos Estados Unidos, que ainda segue em ritmo inferior ao registrado na temporada passada. Novas estimativas indicando produção mundial menor nesta temporada também deram suporte aos preços.
Apesar das valorizações no mercado doméstico, consumidores brasileiros ainda não apresentaram interesse tão ativo no interior do País frente ao registrado no corredor da exportação. Boa parte deles ainda se baseia no bom andamento da safra verão e nos estoques de passagem confortáveis da atual temporada e têm negociado lotes apenas para o curto prazo. Já produtores, por sua vez, voltaram as atenções aos maiores valores praticados nos portos brasileiros, limitando as vendas de grandes volumes no mercado doméstico.
Quanto aos embarques, apenas nos primeiros cinco dias úteis de outubro, foram exportadas 1,8 milhão de toneladas de milho, o que já é quase 100 mil toneladas acima do embarcado nos 20 dias úteis de outubro/21, segundo dados da Secex.
As informações são do Cepea.