Redução de 7,91% no preço médio do litro do leite pago ao produtor no RS
21-10-2022 08:57:23 Por: Emater-RS. Foto: Pixabay
Apesar das restrições no desenvolvimento das pastagens, no geral, os animais encontram-se com boas condições corporais e sanitárias, porém a queda na oferta de forragens impactou negativamente, ainda que de forma leve, na produção leiteira.
As lavouras de trigos ou de outros cereais para ensilagem estão com bom desenvolvimento, e já estão sendo colhidas em algumas regiões.
As temperaturas mais baixas garantiram o conforto térmico dos rebanhos. No entanto, a ocorrência de dias nublados e chuvosos dificultaram o manejo, aumentando as chances de casos de mastites e contaminação do leite.
A expectativa do preço do litro de leite é de retração novamente, sinalizando que muitos produtores seguirão com problemas para sustentar a atividade. As dificuldades também se estendem para a comercialização de terneiros e vacas de descarte.
Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, na região da Campanha, a produção está estável, mas há limitações para o crescimento devido ao clima, que está afetando diretamente o rebrote e a qualidade das pastagens de azevém. Em Bagé, Aceguá e Hulha Negra, onde há áreas de trevos e cornichão, os resultados são melhores, considerando a alta concentração de proteína e digestibilidade dessas pastagens. Na Fronteira Oeste, em Itacurubi e Manoel Viana, já se observa queda na produção devido ao término do ciclo das pastagens de inverno.
Na regional de Ijuí, a produção de leite segue estável, porém há registro de pequena queda nos sistemas de produção a pasto. A qualidade do leite produzido segue melhorando, principalmente nos aspectos de sólidos totais em função do aumento dos níveis de gordura e proteína, embora os produtores ainda tenham dificuldades em baixar os índices de contagem de células somáticas (CCS).
Na regional de Santa Rosa, o milho para silagem apresenta bom desenvolvimento, sendo que os produtores estão monitorando a presença de cigarrinha.
Na de Soledade, as espécies forrageiras anuais de verão semeadas apresentam crescimento reduzido e falhas na germinação.
Comercialização - De acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar, o preço médio do litro do leite no Estado ficou em R$ 2,56, redução de 7,91% em relação ao mês anterior.
A variação nos preços recebidos pelos produtores deve-se a diferentes variáveis. Entre elas estão o volume comercializado e as bonificações por quantidade e qualidade do leite, conforme os parâmetros normatizados para o produto.
As informações são do Emater-RS.