Dezembro termina com mais uma queda nos preços dos lácteos
10-01-2023 10:20:13 Por: CILeite. Foto: istock
Os preços dos derivados lácteos no mercado atacadista registraram nova queda em dezembro, movimento que se iniciou em agosto de 2022. As vendas de derivados continuaram fracas e o consumidor sentiu o aumento do custo de vida ao longo do ano. Pelo lado da oferta, a produção seguiu aumentando com o período de safra.
As importações, apesar do recuo em relação a novembro, mantiveram bem acima do ano anterior para o mês de dezembro. Os estoques não se mostraram elevados para a época. De todo modo, o cenário de incerteza para 2023 e as altas taxas de juros, que encarecem o armazenamento, exerceu maior pressão de vendas e fez os preços recuarem novamente.
Conseleites indicam queda nos preços Leite ao produtor - Em dezembro/22, o preço do leite pago ao produtor registrou nova queda na comparação com o mês anterior. Para o pagamento de janeiro, todos os Conseleites indicaram movimentos de baixa, em linha com o ocorrido no mercado atacadista. As quedas variaram entre 0,4% em Santa Catarina e 4,4% em Minas Gerais.
Farelo de soja e milho registram alta nos preços - As atenções no último mês se voltaram para o clima na Argentina e no Sul do Brasil, com impactos negativos na produção de soja e de milho. Na Argentina a seca segue complicada com estimativas indicando volume inferior a 40 milhões de toneladas para a próxima safra. Esse cenário de clima adverso acabou elevando os preços da oleaginosa e dos derivados. No mercado pecuário, o boi e o bezerro mantiveram cotação relativamente estável no último mês, mas atingindo os menores valores do ano. Apesar do bom volume de exportação ocorrido em 2022, as vendas internas mais retraídas acabaram levando os preços para patamares mais baixos.
As informações são do CILeite.