Programa de distribuição de leite já entregou mais de 650 mil litros no SE
11-01-2023 10:41:59 Por: Seagri-SE. Foto: Arthuro Paganini
O programa de distribuição de leite do Governo do Estado oferta, semanalmente, 4.193 litros de leite para 300 famílias e oito entidades de Nossa Senhora da Glória, município do Alto Sertão sergipano.
A ação, realizada por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) em parceria com a Prefeitura Municipal, faz parte das iniciativas do Programa Alimenta Brasil na modalidade leite (PAB Leite), do governo federal.
O PAB Leite visa atender à população em situação de vulnerabilidade e contribuir para fortalecer a bacia leiteira de Sergipe. Nesta edição, a distribuição teve início em junho passado. Até o momento, já foram cerca de 650 mil litros de leite comprados pelo Estado aos produtores e distribuídos para famílias sergipanas.
Para a dona de casa Ana Lúcia Ramos, uma das beneficiárias da entrega feita na última quinta-feira, 5, o leite ajuda a complementar a alimentação da sua família. “É uma maravilha, porque um litro de leite está caríssimo, mas foi Deus que mandou esse leite para os nossos filhos e netos. Eu tomo conta de nove netos e, no dia a dia da alimentação, faz diferença. Sem esse leite, a gente estaria sofrendo demais. Agora venho pegar meu leitinho para quando chegar em casa cozinhar para dar com cuscuz com leite para eles”.
Naísa da Silva Monteiro é dona de casa e, atualmente, seu esposo está desempregado. Para ela, receber o leite é o que garante diversidade à mesa. “Na minha casa somos quatro, dois filhos, meu marido e eu. Mas pego esse leite e ainda divido com a minha mãe que é idosa. Faço um bolinho, arroz de leite, mingau e amo comer com farinha! Esse leite foi uma benção de Deus. Como não tenho renda fixa, se não fosse esse programa, não teríamos o leite, pois está muito caro. Então veio na hora certa”, comentou.
Segurança alimentar - Ao longo desta edição, serão aproximadamente três mil famílias do alto sertão sergipano beneficiadas pela entrega do PAB Leite. Estima-se a aquisição de 1.102.832 litros de leite até 31 de maio de 2023, nos seis municípios atendidos pelo programa: Canindé de São Francisco, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo e Porto da Folha. O valor pago ao produtor por litro é de R$ 2,35, considerando acima do valor de mercado pago pelas indústrias locais aos pequenos produtores.
Nadja Florentina Teixeira mora no povoado Queimada da Onça e está sem trabalhar devido a problemas de saúde. A senhora cuida de duas netas e faz questão de pegar o leite duas vezes por semana para utilizar na alimentação das crianças e de toda a família. “Foi a melhor coisa que o governo fez, mandar esse leite para gente. Eu não tenho quatro reais para comprar um litro todos os dias, não tenho nenhuma renda fixa e até o Bolsa Família passou dez meses bloqueado. Com esse leite, a gente não passa fome, porque come com cuscuz, com batata, faz uma papa, um mingau, faz de tudo, é o complemento para comer com qualquer coisa. Lá em casa, é meu marido, eu e as duas netas, de 2 e 4 anos, que ficam comigo até a mãe voltar do trabalho já á noite”, disse a avó de Ana Clara e Maria Fernanda.
O diretor de Alimentação Escolar do município, Márcio Vinícius Silva, é responsável por distribuir o leite destinado às entidades escolares de Glória. Semanalmente, são cerca de 1.500 litros de leite distribuídos tanto para o consumo das crianças nas creches escolares quanto nos seus lares. “Muitas dessas crianças vêm de bairros periféricos e o leite é uma ajuda grandiosa dentro de casa, na hora de fazer um gogó, um cuscuz com leite e diversos tipos de misturas para fortalecer a alimentação, não só para as crianças, mas para suas famílias. Quando a gente chega para fazer a entrega, os pais que levam as crianças já ficam na expectativa. É de grande valor!”, explicou o gestor.
Segundo a coordenadora do PAB Leite em Glória, Amanda Xavier, no município a distribuição acontece às segundas e quintas-feiras. “Há famílias aqui que têm quatro, seis filhos e não têm renda fixa. Elas relatam que com esse leite fazem um arroz de leite, combinam com o cuscuz e vários outros alimentos. É importante para essas famílias, crianças e asilos, onde também são distribuídos”, afirmou.
Expectativa - De acordo com o coordenador do Programa Estadual do Leite da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), Sebastião Filho, a expectativa é que, em 2023, o programa seja ampliado e passe a atender cerca de 15 municípios. “A intenção é que possamos triplicar o número de municípios e, proporcionalmente, triplicar o número de beneficiários”, informou.
Conforme Sebastião, além das famílias e produtores beneficiados diretamente, o programa ajuda a fortalecer a economia local, a partir da injeção de recursos nos municípios por meio da compra do leite e geração de emprego na fábrica ganhadora da licitação para beneficiamento do produto. “Depois de mais de dez anos, conseguimos retomar esse programa aqui em Sergipe. E com essa expectativa de triplicação para esse ano, vai triplicar tudo: beneficiários, produtores e a renda nos municípios também”, reforçou.
As informações são do Seagri-SE.