Preço dos lácteos desaceleram com alta nas importações e demanda fraca
03-03-2023 15:47:49 Por: CILeite. Foto: Pixabay
Os preços dos derivados lácteos no mercado atacadista ficaram estáveis ao longo de fevereiro, apesar da alta em relação a janeiro. A principal elevação sobre janeiro ocorreu no leite UHT.
No entanto, o enfraquecimento da demanda e o elevado volume de importações nos meses de janeiro e fevereiro acabou segurando os preços nas últimas semanas.
A cotação do leite no mercado Spot registrou queda na segunda quinzena de fevereiro e também no início de março, piorando as expectativas. As preocupações aumentaram internamente, já que o consumo não reage e a previsão de importações elevadas nos próximos meses poderá dificultar novos repasses de preços.
Conseleites indicam alta nos preços - Em fevereiro/23, o preço do leite pago ao produtor referente ao leite de janeiro registrou elevação. Para o pagamento de março, os Conseleites indicaram movimentos de alta, em linha com o ocorrido no mercado atacadista na comparação de janeiro para fevereiro. A maior elevação observada no Conseleite ocorreu no Paraná.
Mercado pecuário tem queda acentuada em fevereiro - No mercado pecuário, um animal com sintomas de EEB (doença da vaca louca) em uma propriedade no Pará causou queda acentuada nos preços do boi gordo. O acordo comercial com a China suspende as exportações de carne bovina diante de tal evento, sejam eles casos típicos ou atípicos. A última vez que isso ocorreu foi em 2021 e demorou 100 dias para a reabertura do mercado. No milho, apesar do atraso no plantio da safrinha, o preço interno seguiu relativamente estável. A oleaginosa registrou valorização ao longo do mês, devidos a perdas mais acentuadas na Argentina e atraso na colheita brasileira.
As informações são do CILeite.