Preços dos lácteos voltam a subir, sustentados pela entressafra
06-04-2023 10:51:53 Por: CILeite. Foto: FreeImages
Os preços dos derivados lácteos no mercado atacadista registraram pequena valorização ao longo de março, apesar dos relatos de venda e consumo ainda fracos. A elevação está relacionada ao período de entressafra, que reduz a oferta de leite. O mercado de leite UHT puxou a valorização.
A cotação do leite no mercado Spot registrou elevação na segunda quinzena de março e também no início de abril, ilustrando a menor disponibilidade de leite no campo. Já o queijo muçarela e o leite em pó tiveram desempenho mais modesto, sentido a concorrência do produto importado. As importações nos dois primeiros meses do ano atingiram uma média de 150 milhões de litros equivalentes por mês.
Conseleites indicam alta nos preços - As sinalizações do Conseleite para o pagamento do leite entregue em março indicam queda nos preços. O mercado lácteo relativamente mais fraco na primeira quinzena de março, inclusive com queda no leite Spot, contribuiu para este resultado. O maior recuo foi observado no Conseleite do Paraná.
Milho e soja recuam e mercado de boi tem leve alta - O bom andamento da safra brasileira de verão, com aumento no ritmo de comercialização, e as indicações para uma safrinha com alto volume de milho pressionaram negativamente os preços do cereal e do farelo de soja. Já na pecuária, a reabertura do mercado chinês deu novo fôlego para os preços do boi, que registrou pequena alta. Mas a demanda segue fraca e as cotações continuam abaixo do observado no mesmo período do ano passado. O mercado de bezerro apresentou tendência parecida, com valorização no último mês e queda de preços na comparação anual.
As informações são do CILeite.