Derivados lácteos com valorizações mais modestas
06-05-2024 15:18:35 Por: CILeite. Foto: istock
O preço do leite no mercado Spot sofreu elevação acentuada, refletindo a entressafra e oferta mais restrita no campo. Historicamente, o mês de maio é aquele de menor produção nacional.
Os preços dos derivados lácteos no atacado exibiram aumentos mais modestos, com vendas um pouca enfraquecidas no final do mês e importações seguindo elevadas. Por isso mesmo, queijo muçarela e leite em pó tiveram mais dificuldade no repasse de preços. No mercado internacional, os preços no leilão do Global Dairy Trade ficaram relativamente estáveis no último evento de abril, com leite em pó integral sendo vendido a US$3.269/tonelada.
Conseleites sinalizam alta, mas com resultados bem diferentes nos Estados - As sinalizações dos Conseleites, para o pagamento do leite entregue em abril, indicaram alta de preços, mas com divergências importantes entre os Estados. No Rio Grande do Sul ocorreu a maior elevação, enquanto no Paraná as indicações foram pela estabilidade.
Milho segue recuando. Soja tem pequena alta - Os preços de milho seguiram recuando no mercado interno. No mercado externo, o plantio dos Estados Unidos acontece em bom ritmo com pressão baixista nas cotações. Na Argentina, o momento é de avaliar o tamanho das perdas na região norte, em função de pragas nas lavouras (cigarrinha) e altas temperaturas. No mercado brasileiro, o viés de alta vem de preocupações com as safrinhas do MS e parte do PR. Por outro lado, o viés baixista está relacionado a boas perspectivas para a safrinha do MT e GO. Já no mercado de soja, as cotações tiveram valorização no mês, sustentadas por uma desvalorização do real frente ao dólar e produtores segurando na comercialização.
As informações são do CILeite.