Danfoss alerta para o impacto do aquecimento global dos sistemas de refrigeração em supermercados
10-10-2024 14:12:22 Por: Assessoria de Imprensa Danfoss. Foto: Danfoss/Divulgação
Um novo artigo da Danfoss Climate Solutions Public & Industry Affairs, “Reducing the global warming impact of supermarket refrigeration systems” revela que os supermercados de todo o mundo estão sob crescente pressão dos consumidores e dos órgãos reguladores para que adotem práticas ambientalmente corretas e demonstrem seu compromisso com os critérios ambientais, sociais e de governança (ESG). Como líderes do setor, os supermercados têm uma oportunidade única de causar um impacto significativo na mudança climática, reduzindo suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Os supermercados estão cada vez mais integrando a sustentabilidade prática em suas operações. Impulsionados por uma tendência que vai além da preferência dos consumidores, o varejo alimentício também tem sido pautado por metas baseadas na ciência (Science Based Targets) e pressões regulatórias, incluindo a divulgação obrigatória de relatórios de emissões de carbono, eficiência energética e requisitos de transição de refrigerantes. Quase 100 grandes redes de varejo alimentício em nível mundial já assumiram compromissos no âmbito da Science Based Targets Initiative (SBTi).
O artigo da Danfoss também destaca que adotar as melhores estratégias de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) contribui significativamente para a mitigação das mudanças climáticas e é uma grande oportunidade para os supermercados atingirem compromissos de sustentabilidade e reduzir custos. A longo prazo, emissões próximas de zero são possíveis. A curto e médio prazos, reduções expressivas de emissões e custos podem ser alcançadas.
Os sistemas de refrigeração são a maior fonte de emissões de GEE na maioria das redes de supermercados, conforme aponta o artigo. Eles criam dois tipos distintos de emissões de GEE: emissões diretas por meio do vazamento de refrigerantes na atmosfera (Escopo 1) e emissões indiretas relacionadas ao uso de eletricidade para operar os sistemas de refrigeração (Escopo 2).
De acordo com Rodni Gonzalez, Food Retail Sales Driver para a Danfoss América Latina, o artigo deixa claro que não existe solução mágica: “Estratégias para reduzir emissões de GEE de sistemas de refrigeração de supermercados dependem do tipo de equipamento usado; regulamentações e restrições locais relacionadas a inflamabilidade e questões de segurança; considerações econômicas e zonas climáticas”, afirma o executivo.
Estratégia para a redução das emissões em supermercados:
As principais estratégias para reduzir as emissões de GEE para refrigeração de supermercados incluem:
- Eliminação gradual de refrigerantes de alto GWP, como R-404A e R-507A;
- Transição para refrigerantes de baixo GWP em equipamentos novos e existentes;
- Redução de vazamentos e projeto para baixo vazamento;
- Recuperação e reciclagem de refrigerantes;
- Redução da carga de refrigeração;
- Manutenção e operação aprimoradas;
- Alta eficiência energética;
- Recuperação de calor e eletricidade de baixo carbono.
Leia o artigo completo aqui.
Sobre a Danfoss - A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbil. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora.