Onde nascem os alimentos: A importância das plantas-piloto na indústria alimentícia
04-11-2024 15:25:16 Por: Globalfood. Foto: Globalfood/Divulgação
No cenário competitivo da indústria alimentícia, a inovação é um ingrediente essencial. E é em um ambiente pouco conhecido pelo público em geral que muitas dessas inovações ganham vida: as plantas-piloto. Esses espaços, que funcionam como um coração pioneiro da pesquisa e desenvolvimento, são onde cientistas e engenheiros de alimentos realizam uma gama abrangente de testes, de modo a assegurar que seus produtos finais não apenas atendam, mas superem as expectativas do mercado.
As plantas-piloto são, em essência, minifábricas que simulam processos industriais em menor escala. Nelas, acontecem testes sob o olhar atento de especialistas, dedicados a explorar até os mais ínfimos detalhes de cada processo. Eles utilizam esse ambiente controlado para replicar, de forma meticulosa, todas as etapas da produção industrial. Esse trabalho minucioso permite que as indústrias testem e desenvolvam soluções inovadoras em condições que imitam o mundo real, mas com flexibilidade para ajustes e melhorias.
É nas plantas-piloto que os cientistas e engenheiros de alimentos têm liberdade para experimentar soluções fora da caixa. Essa capacidade de ajustar variáveis em um formato reduzido e controlado gera muitos benefícios, incluindo eficiência de custo e minimização de riscos. Além disso, possibilita a rápida resposta a mudanças nas demandas do consumidor em regulamentações. Tal agilidade e visão de longo alcance são cruciais em um setor que está em constante evolução.
No Brasil, poucos são os exemplos de plantas-piloto com a estrutura e a tecnologia necessárias para realizar uma gama tão ampla de ensaios. A Globalfood orgulha-se de ser um desses raros casos. Temos dentro de casa cinco plantas-piloto dedicadas a laticínios, queijos, sorvetes, trigo e carnes/soluções culinárias. Cada uma dessas unidades é equipada para realizar testes precisos e desenvolver produtos que mantenham o equilíbrio perfeito entre inovação, qualidade e sabor.
Essas instalações não apenas refletem o compromisso da Globalfood com a excelência, mas também destacam o potencial transformador das plantas-piloto quando utilizadas corretamente na cadeia de desenvolvimento de produtos. Essa delicada alquimia, em que a ciência se encontra com a segurança e a sustentabilidade, garante que o nome Globalfood continue sinônimo de qualidade e inovação. Essa é a nossa missão há quase 40 anos!
São nesses laboratórios de ideias que nascem os alimentos que definirão nosso futuro, oferecendo soluções de ponta que atendem às crescentes demandas de um consumidor cada vez mais consciente e exigente. Lembrando que cada desafio, cada dificuldade vivida em escala industrial, dentro das estruturas de nossos clientes, encontra nas plantas-piloto da Globalfood o local perfeito para identificar problemas e encontrar soluções. Afinal, nossas plantas-piloto são feitas para servir como um braço alongado de tecnologia e desenvolvimento para cada um de nossos clientes.