Os 4 Ss dos iogurtes e como as indústrias podem ganhar com isso
05-12-2024 16:20:30 Por: Globalfood. Foto: Globalfood/Divulgação
O mercado de Iogurtes no Brasil está em plena expansão. O Iogurte é um produto que responde às muitas expectativas dos consumidores nos dias de hoje, tais como indulgência bem-estar e saúde. Em pesquisa recente, a Mintel, nos trouxe um cenário muito interessante que tem sabor de oportunidade para os laticínios.
Opções de sabores indulgentes, texturas inovadoras e saudabilidade despertam o interesse, dos consumidores dessa categoria de produto, afirma a pesquisa. Este cenário vibrante oferece inúmeras oportunidades para a indústria, especialmente quando se explora os 4 Ss dos iogurtes: Saudáveis, Sustentáveis, Saborosos e Saciantes.
Saudáveis: um apelo aos Baby Boomers e à Geração X.
Iogurtes são frequentemente associados a um estilo de vida mais saudável, um conceito que ecoa especialmente junto aos Baby Boomers (nascidos entre os anos 1946 e 64) preocupados com o bem-estar de seus filhos e na Geração X (nascidos entre os anos 1965 e 80), que busca cuidar bem de si mesma. Incorporar ingredientes funcionais, como probióticos, fibras e vitaminas, pode fortalecer o apelo dos iogurtes como parte importante de uma dieta equilibrada. Muitos produtos, mundialmente vem se apresentado como ‘solucionadores’ das necessidades diárias de alguns elementos. Por exemplo cálcio, fibras e proteínas. Essas entregas de ‘saudabilidade’ são extremamente bem-vindas para quem tem uma família para cuidar ou a si mesma.
A Mintel, tendo ouvido em 2024, 1.500 consumidores, relata: “Um estudo sobre o impacto de uma dieta psicobiótica (rica em alimentos prebióticos e fermentados), na saúde mental, indicou que o consumo desse tipo de dieta resultou em redução de estresse percebido”. Nosso especialista, Emerson Pessini, responsável pela área de vitaminas e complementações na Globalfood tem várias apresentações ao redor do assunto. Você gostaria de falar com ele?
Sustentáveis: a tendência do plant-based e embalagens ecológicas.
A sustentabilidade é outra preocupação crescente que afeta as decisões de compra dos consumidores. Os iogurtes plant-based, ou seja, de base vegetal, estão ganhando espaço, seja por questões de saúde, éticas ou ecológicas. Nessa pesquisa feita pela Mintel*, aponta-se que: “Os compradores de iogurtes plant-based foram os que mais mencionaram “conter ingredientes naturais” como uma razão para considerar iogurtes saudáveis. Assim, as marcas de iogurtes podem focar em formulações com ingredientes naturais e clean label. Vale a pena pensar nisso. Além disso, investir em embalagens sustentáveis pode ser um diferencial competitivo. Reduzir o uso de plásticos e adotar materiais recicláveis pode atrair consumidores mais conscientes e engajados com práticas ambientalmente responsáveis.
Saborosos: inovação e diversidade para encantar o paladar.
O terceiro “S” representa o sabor, um fator crucial que não pode ser negligenciado. A diversidade de sabores e texturas atrai uma ampla gama de consumidores. Inovações em aromas e a combinação de ingredientes exóticos podem captar a atenção dos consumidores mais aventureiros. Além disso, apostar em edições limitadas e sabores sazonais pode estimular a curiosidade e o desejo por experimentar. Na Europa, por exemplo, foram lançados produtos que misturam complementos, como mix de castanhas, doces e salgados. Uma inovação especialmente apreciada antes ou para substituir as refeições.
Para se ter uma ideia, 49% das mulheres pesquisadas ingerem iogurtes pela saciedade, como ‘lanchinhos’ que ajudam em dietas restritivas.
Saciantes: uma escolha estratégica para pais e profissionais.
E por falar em saciedade, iogurtes são práticos e podem ser uma excelente opção de lanche, oferecendo a saciedade necessária para se manter energizado ao longo do dia. Este atributo é particularmente atrativo para pais de crianças menores de 18 anos, que buscam por opções de lanche saudáveis para seus filhos, e para profissionais que necessitam de opções rápidas e nutritivas durante sua rotina diária.
Entender e alavancar os 4 S dos iogurtes pode ser a chave para capturar a atenção dos principais públicos-alvo: mulheres, classes AB e pais de crianças menores de 18 anos. Ao oferecer produtos que não só atendem às expectativas de saúde e sustentabilidade, mas também encantam pelo sabor, textura e proporcionam saciedade, a indústria de lácteos tem a oportunidade de expandir seu alcance e fortalecer sua posição no mercado. A inovação constante e o compromisso com a sustentabilidade não são apenas valores a serem promovidos, mas estratégias essenciais para o crescimento contínuo nesse setor vibrante.