5 Remedinhos contra a Crise
16-03-2017 14:44:18 Por: Osvaldo Martins de Barros Filho
O que fazemos quando começamos a espirrar ou sentimos uma dorzinha estranha em algum lugar? Passamos na farmácia, relatamos os sintomas e perguntamos pro farmacêutico se não tem um remedinho para aquele tipo de dor. Não é assim?
E remedinho contra crise, será que tem algum? Sim, tem vários. Confira a prescrição de cinco deles:
1) ATENDIMENTIL - Continuar atendendo o cliente como fazia há 10 anos só vai aumentar as dores. Se continuar com falta de educação então, nem se fala. Má vontade? Esquece. Sente indiferença ou faz acepção de clientes, seu caso é grave. O cliente tem que ser muito bem atendido, sem sufocá-lo e sem deixá-lo no vácuo. Não basta ser um atendimento de qualidade, tem que ser diferenciado, tem que cativar, surpreender. Gentileza gera gentileza. Quando um empreendedor não força a barra e é naturalmente gentil, cuidadoso, zeloso, atencioso, o cliente percebe e retribui aceitando o produto/serviço ou recusando com toda educação do mundo.
2) BIOTÔNICO PARCEIRO - Você pode ser pequeno, mas fraco não. A união faz a força, este ditado é mais velho que meu saudoso avô, mas ainda tem gente que insiste em seguir a carreira sozinho. Fortaleça as parcerias. Fortifique seu relacionamento com seus fornecedores, tente preços melhores ou condições especiais para que possa oferecer um produto/serviço de forma incrível e fascinante. Tonificando as relações com seus clientes você vai perceber que aguenta o peso da crise.
3) RESOLVIL - Resolver problema dá dor de cabeça. Apagar incêndios é trabalhoso. Parte burocrática toma tempo. É verdade. Liste os piores problemas ou as tarefas mais chatas e esforce para resolvê-las nas primeiras horas do dia. Você vai perceber que elas vão sumir. Vai te dar aquela sensação deliciosa na mente, um alívio na cabeça. Em seguida tome um café ou beba uma água e estará preparado pra pensar no seu empreendimento e pra atender de forma extraordinária seus clientes.
4) TRANQUILEX - O dia é uma correria, eu sei disso. Não dá tempo pra nada, tem razão. Mas ficar nervoso, irado, estressado só piora a situação e encurta nossa vida útil. O jeito é manter a calma, respirar fundo, contar até 10 e se concentrar no que está fazendo. Com tranquilidade rendemos mais, o ambiente de trabalho fica mais gostoso e os resultados são melhores. Caso esteja no olho do furacão, muito barulho à sua volta, calor insuportável, muita movimentação de pessoas, agitação generalizada, se for possível ouça um som tranquilo no fone de ouvido ou bem baixinho na caixa de som do computador ou do carro.
5) SIMPATININA - O mercado está cheio de pessoas antipáticas. Mau humoradas, não dormiram bem, acordaram com o pé esquerdo, não se alimentaram bem, não escovaram os dentes, não pentearam o cabelo direito, sequer passaram uma água no rosto. Saem de suas casas e vão ao seu encontro. Você tem que ser simpático pra suportar! Sorriso no rosto, alegria no coração, paixão pelo que você faz de melhor. E se sua simpatia incomodar o antipático não perca as rédeas, não perca sua essência, despeça dando um firme aperto de mão e sorrindo deseje um ótimo dia!
Se os sintomas persistirem, procure um SEBRAE.
Colunista
Osvaldo Martins de Barros Filho
Osvaldo Filho é fundador da Queijo D’Alagoa-MG, palestrante, colunista do GuiaLat e Portal do Queijo.