Empreendimento mineiro completa 6 anos vendendo queijo pela internet
16-03-2017 14:53:15 Por: Osvaldo Martins de Barros Filho
Cerca de 60% das lojas virtuais não duram 12 meses revelam os dados de pesquisas do comércio eletrônico. Mas a história que você vai ler agora é de pioneirismo e sobrevivência.
Novembro de 2009 foi quando tudo começou. Na cidadezinha de Alagoa, sul de Minas, o sr. Batistinha, produtor rural, reclamou pro Osvaldo que não estava conseguindo vender seus queijos. Depois de matutar uma forma de ajudar, veio a ideia de vender queijo pela internet.
A ideia deu certo. Os primeiros clientes apareceram meio que desconfiados, afinal, comprar queijo pela internet era algo que causava receio e estranheza. “Minha esposa temia que eu recebesse um tijolo no lugar de queijo” confessa João Fagundes, de Três Marias – MG.
Em 2012 o negócio virtual deixou de ser amador e saltou pra loja virtual com meios de pagamentos eletrônicos. A nova plataforma, amigável e bem mais confiável, contribuiu para a captação e expansão de novos clientes.
Esta mineirice, até então inusitada, foi premiada pela Fundação Dom Cabral e Diário do Comércio em Outubro de 2013, conferindo à “Queijo d’Alagoa MG” o Troféu Modesto Araújo, na categoria Comércio do Prêmio de Empreendedorismo e Inovação – José Costa.
Como o site e as redes sociais utilizadas para promover o queijo artesanal começaram atrair turistas para a mais alta das Terras Altas da Mantiqueira, em 2014 o empreendedor Osvaldo Filho foi até Belo Horizonte receber o Prêmio MG Turismo.
Para abrilhantar ainda mais esta mineiridade, o Prêmio Queijos Brasil conferiram medalha de Bronze para o Queijo Artesanal Alagoa (Peça Pequena) e medalha de Prata para o Queijo Faixa Dourada, maturado por mais de 30 dias.
A excelente qualidade do produto artesanal é um dos fatores que dá longevidade ao sítio virtual. “O queijo é uma joia rara, uma poesia” confidencia a Chef Roberta Sudbrack do Rio de Janeiro/RJ.
E pra comemorar os 6 anos a Queijo d’Alagoa está concedendo desconto de 6% nos queijos artesanais e realizando sorteios pelas redes sociais. Novos rótulos estamparão os queijos e trarão algumas frases queijísticas, como a preferida do mineiro que vende queijo pela internet: “A vida é igual queijo. Quanto mais maturada: melhor!”.
Colunista
Osvaldo Martins de Barros Filho
Osvaldo Filho é fundador da Queijo D’Alagoa-MG, palestrante, colunista do GuiaLat e Portal do Queijo.