Farelo de soja: Com demanda firme, preços seguem em alta no BR
19-02-2022 16:44:48 Por: Débora Kelen Pereira da Silva, Boletim do leite Cepea
A liquidez no mercado de farelo de soja segue limitada, devido à baixa oferta do derivado. Enquanto consumidores mostram necessidade em adquirir novos lotes de farelo de soja no curto prazo, agentes de indústrias relatam dificuldades na aquisição da matéria-prima.
Esse cenário somado à disputa com compradores internacionais e à quebra de safra na Argentina, principal abastecedora global de derivados de soja, elevaram os preços domésticos de farelo de soja na primeira quinzena de fevereiro.
Na média das regiões acompanhadas pelo Cepea, o farelo de soja registrou expressiva valorização de 6,4% entre a média de janeiro e a da primeira quinzena de fevereiro.
No caso dos prêmios de exportação de farelo de soja, no Brasil, já operam nos maiores patamares em 12 anos. Com base no porto de Paranaguá (PR), a oferta de venda de prêmio de exportação de farelo de soja, referente ao embarque em março/22, passou de US$ 10,16/tonelada curta, na média da primeira quinzena de janeiro, para US$ 29,20/tonelada curta, na primeira metade de fevereiro. Trata-se do maior patamar desde 2010, quando são considerados os embarques em março de anos anteriores.