Produtores garantem classificação em concurso de queijo Canastra
13-05-2022 10:03:44 Por: Denise Bueno, FAEMG
O XXII Concurso Municipal de Queijo Minas Artesanal Canastra de São Roque de Minas, realizado em 6 de maio, consagrou entre seus cinco finalistas três produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria, assistidos pelo técnico de campo Júlio César Moreira. O concurso anual, organizado pela Emater, tem o apoio da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN), SerTãoBras e prefeitura. O evento reuniu 21 produtores e as queijarias classificadas participarão dos concursos regionais e estaduais.
O objetivo desse projeto é estimular a produção, incentivar a melhoria da qualidade, promover a agregação de valor, incentivar a legalização das queijarias e dar maior visibilidade a essa cadeia produtiva específica. Os jurados avaliaram a apresentação com formato e acabamento; textura com olhaduras e granulação; coloração; consistência com dureza/untura e paladar.
ATeG - Entre os integrantes do ATeG Agroindústria, José Gabriel da Silva, da queijaria Tradição da Canastra, ficou em 2º lugar no concurso. O produtor integra o primeiro grupo de ATeG do município e está encerrando o ciclo de dois anos de assistência técnica e gerencial pelo Sistema FAEMG.
José Gabriel enfatiza que a sua participação no ATeG foi muito boa, pois trouxe uma nova maneira de organizar o trabalho e analisar os resultados alcançados. “Quando iniciamos, estávamos vivendo um momento difícil e hoje o pequeno produtor atravessa outras dificuldades com o preço dos insumos no patamar em que estão. O preço do queijo não acompanhou esses aumentos”. Para José Gabriel, a sua queijaria alcançou um novo espaço com a assessoria do Júlio. “Com o treinamento dele melhoramos muito”.
A queijaria Tradição da Canastra já havia conquistado prêmios em 2017, mas, após esse período, ficou um pouco “apagada”, segundo o produtor. Com o Programa de Assistência Técnica e Gerencial, o negócio tem retomado participações em concursos. Em 2021 conquistaram a prata no concurso de Araxá e ficaram bem classificados no concurso estadual. A conquista do segundo lugar em São Roque de Minas é muito comemorada, pois o concurso é muito disputado. “Esse resultado é de toda equipe. Estamos voltando a um lugar que sempre sonhamos e agradeço a assessoria do SENAR por nos dar novas oportunidades. O pequeno produtor precisa muito dessa ajuda”.
Quarta colocação - Entre os participantes do concurso também foram classificados entre os cinco finalistas os produtores Maria Aparecida de Freitas Pereira, a Cidinha, e Jadir da Costa Pereira, da Queijaria J&C, em 4º lugar. Com experiência em outros concursos, em 2021 eles conquistaram medalha de bronze no concurso de queijos realizado na França. Cidinha destaca a importância desses eventos para a divulgação das queijarias e para a busca pelo constante aperfeiçoamento. “É muito importante ver o resultado do nosso trabalho”.
Com nove meses de ATeG, a produtora enfatiza que a assistência técnica e gerencial tem sido muito importante para a gestão da atividade, para o aperfeiçoamento das práticas de fabricação e para divulgação dos produtos.
Quinta colocação - A equipe da Queijaria Estrela, comandada por Neila e Edinar, estreou bem. Já no primeiro concurso que se inscreveram garantiram a quinta colocação e estão preparados para os outros que virão. Com apenas dois meses no Programa de Assistência Técnica e Gerencial, eles conseguiram realizar todos os trâmites e já integrar o rol dos participantes do concurso.
Apesar do pouco tempo no ATeG, a fazenda Estrela mantém uma tradição de 70 anos na fabricação do queijo Canastra. O proprietário, Aécio de Oliveira, destaca que esse resultado só foi possível devido a dedicação da sua equipe, Neila e Ednar, com o apoio do Júlio, técnico do ATeG. “A nossa proposta é produzir cada vez melhor”.
As informações são do Faemg.