Mini Titulador para Medição de Acidez Titulável em Laticínios HI84529-01 Mini Titulador para Medição de Acidez Titulável em Laticínios HI84529-01

    Informações do Produto

    Código: 39002

    Minititulador para a medição de acidez titulável em laticínios HI84529-01

    O HI84529 é fácil de usar, rápido e ideal para análises de acidez titulável em produtos lácteos. Baseado em um método de titulação ácido-base, este mini titulador usa um método programado de análise que inclui um algoritmo que determina o ponto final da titulação usando um eletrodo de pH específico para alimentos. O HI84529 possui uma bomba de dosagem de pistão de alta precisão que ajusta o volume de dosagem dinamicamente com base na mudança de tensão. Este sistema de dosagem reduz o tempo gasto na titulação e fornece resultados muito precisos pela quantidade de titulante utilizada. Este mini titulador é fornecido completo com todos os materiais necessários para realizar medições de acidez titulável na faixa alta e baixa. Todos os titulantes padrõnizados, reagentes e soluções de calibração de bomba são pré-misturados e pré-dosados. Não é necessário utilizar vidraria volumétrica ou balanças analíticas.

    - Bomba de pistão para dosagem precisa e dinâmica
    - Completo com eletrodo de referência com design anti-incrustação
    - Titulantes e reagentes pré-medidos

    O HI84529 mini titulador para acidez titulável utiliza métodos baseados na AOAC e no Standard Methods para a análise de laticínios. Ambos os métodos determinam a acidez titulável como % de ácido lático e um fator de conversão é usado para obter os resultados em outras unidades disponíveis. Este mini titulador pode ser personalizado para atender as necessidades de qualquer laboratório de análises de laticínios. Confira mais sobre a aplicação em nosso boletim.

    As amostras podem ser tituladas usando seu peso ou volume, diluídas ou não diluídas (apenas faixa baixa) e tituladas para um ponto final de pH fixo que pode ser selecionado pelo usuário. O HI84529 oferece três métodos diferentes, dependendo da faixa esperada e do peso da amostra. Selecione a faixa baixa 50 para titular amostras de 50 mL ou 50 g não diluídas. As outras opções são faixa baixa 20 e faixa alta 20 para titular amostras de 20 mL ou 20 g que são diluídas duas vezes em volume com água deionizada ou destilada.

    Existem duas medições fundamentais de laticínios: acidez titulável e pH. O pH é uma medida da concentração de íons de hidrogênio, enquanto a acidez titulável é a capacidade de neutralizar um laticínio com NaOH. A formação de bactérias pode causar um aumento na acidez. A medição da acidez é uma forma de determinar a qualidade e o frescor dos laticínios. A acidez é determinada por uma titulação para um ponto final de pH, utilizando hidróxido de sódio (NaOH), e é definida como o consumo necessário para alterar o valor do pH de 6.6 (correspondendo ao leite fresco) para um valor de pH pré-determinado. Uma mudança de cor ocorre, para rosa pálido a um pH de 8.3, quando a fenolftaleína é usada como indicador.

    Unidades
    Diferentes unidades podem ser usadas para expressar a acidez titulável. Cada método varia dependendo do tamanho da amostra e da concentração do NaOH usado.

    % de ácido láctico (% l.a.): É determinado por uma amostra de 20 mL ou 20 g diluindo-a para duplicar o seu volume com água deionizada ou destilada. A amostra é titulada com NaOH 0.1 M até o ponto final da fenolftaleína.
    °SH – Grau Soxhlet Henkel: É determinado pela titulação de uma amostra de 50 mL com NaOH 0.1 M até o ponto final da fenolftaleína.
    °D – Grau Dornico: É determinado com uma amostra de 100 mL com NaOH N/9 até o ponto final da fenolftaleína.
    °Th – Grau de Thörner: É determinado com uma amostra de 10 mL, diluindo-a para duplicar o seu volume com água deionizada ou destilada. Assim a amostra é titulada com NaOH 0.1 M até um ponto final da fenolftaleína.

    Eletrodo de pH de meia célula de aplicação específica
    O HI84529 é fornecido com o eletrodo de pH de meia célula FC260B com corpo de vidro. Um eletrodo de pH de meia célula consiste apenas no eletrodo indicador. O FC260B é feito de vidro de baixa temperatura (LT) e sua ponta é esférica. Este design é ideal para medição direta de pH ou para titulação de laticínios.

    Formulação de vidro de baixa temperatura
    A ponta do eletrodo usa uma formulação especial de vidro de baixa temperatura (LT) que possui uma resistência menor, de aproximadamente 50 megaohms, em comparação com o de uso geral (GP). Esta é uma vantagem, pois muitos laticínios são armazenados a baixas temperaturas. À medida que a temperatura do vidro diminui na amostra, a resistência do vidro LT aumenta, se aproximando da do vidro GP à temperatura ambiente. Se o vidro GP fosse usado, a resistência aumentaria acima da resistência ideal para a entrada de alta impedância de um medidor de pH. O FC260B é adequado para uso com amostras que tenham uma temperatura de -5 a 100 °C.

    Meia Célula de Referência
    A maioria dos eletrodos de pH é uma combinação, na qual as duas meia células são inclusas em um único corpo. A célula de referência desses eletrodos normalmente possui uma junta feita de cerâmica, vidro ou PTFE. A união de um eletrodo de referência fornece a conexão elétrica entre a parte interna do eletrodo e a amostra. O HI84529 é fornecido com o eletrodo de referência HI5315. O HI5315 possui uma junta cônica que permite gerar uma tensão de referência muito estável. O HI5315 possui um design adequado para remover qualquer sólido acumulado em sua superfície. Também é totalmente removível para facilitar a limpeza, para assim obter medições repetidas e precisas.

    Bomba dosadora acionada por pistão
    O coração do titulador HI84529 é a bureta acionada por uma bomba de pistão. Este tipo de sistema de dosagem usa um motor no qual cada dose é controlada com muita precisão e o volume dispensado é determinado com exatidão. A bureta é dinamicamente controlada para que o volume de titulante seja ajustado automaticamente com base na resposta de tensão da dose anterior. Este tipo de dosagem acelera o processo de titulação, permitindo que mais titulante seja dosado no início e depois doses muito pequenas até atingir o ponto final.

    Calibração de pH personalizada
    De acordo com a AOAC Internacional e o Standard Methods para a análise de laticínios, o ponto final da titulação para o ácido láctico é um pH de 8.3. O HI84529 utiliza pontos de calibração personalizados com base no pH do leite fresco e no ponto final da titulação. Os pontos de calibração pré-programados pH 6.00 e 8.30 permitem que a calibração do titulador cubra os intervalos necessários.

    Boas Práticas Laboratoriais
    O titulador para acidez titulável HI84529 oferece informações completas sobre GLP, como, por exemplo, a data e hora da última calibração do eletrodo de pH e da bomba. Dados GLP contribuem para obter resultados confiáveis dos graus. Os dados GLP e as leituras registradas são armazenados juntos.

    Agitador automático
    O agitador integrado mantém uma velocidade de 800 rpm para titulações de faixa baixa ao passo que para titulações de faixa alta a velocidade é de 1.000 rpm, independente da viscosidade da solução sendo titulada.

    Mais produtos